Paulo Borges Bangu Atlético Clube Início da Carreira de Jogador de Futebol Nascimento: Paulo Luís...
Paulo Borges Bangu Atlético Clube Início da Carreira de Jogador de Futebol
Nascimento: Paulo Luís Borges nasceu no dia 24 de setembro de 1944, no bairro de Laranjais, no Município de Itaocara, Estado do Rio de Janeiro.
Resumo Histórico da Carreira do Jogador: Na infância tinha como passatempo caçar passarinhos e pescar. O interesse pelo futebol veio depois. Paulo Borges era conhecido inicialmente pelo apelido de “Laranjeiras”, fazendo alusão ao seu local de nascimento. Paulo Borges iniciou sua carreira em 1960, nas categorias de base do Bangu A.C. Em 1962, dirigido pelo Técnico Gradim, recebeu as primeiras oportunidades no time principal, jogando na posição de Centroavante. Com a chegada do técnico Tim, passou a jogar como ponta direita no transcorrer do Campeonato Carioca de 1963, posição que o consagrou no futebol brasileiro. O time de Moça Bonita tinha tudo para conquistar o título daquele ano. Infelizmente para a torcida banguense, o time terminou a competição na 3ªcolocação. Os seus primeiros títulos como jogador profissional ocorreram nos torneios Inícios dos Campeonatos Cariocas de 1964 e 1965 e no Campeonato carioca de 1966, numa decisão bastante conturbada contra o Flamengo no Maracanã, onde foi artilheiro da competição marcando 16 gols. Sua performance de habilidoso ponteiro direito chamou a atenção do técnico da Seleção Brasileiro Vicente Feola, que o convocou para participar do elenco que se preparava para a Copa do Mundo da FIFA a ser realizada na Inglaterra. Paulo Borges ficou fora da convocação final e não embarcou para o Reino Unido para disputar a competição, onde a Inglaterra, dona da casa. conquistou o primeiro e único título mundial. Em 1968, Paulo Borges foi considerado o jogador mais valioso do futebol brasileiro, estava passando pelo melhor momento de sua carreira, despertando o interesse de grandes clubes. O Sr. Euzébio Gonçalves de Andrade, Presidente do Bangu Alético Clube, fixou o passe do jogador nas alturas e não abria mão em diminuir um centavo, no caso de qualquer negociação, fazendo com que o craque permanecesse no clube de Moça Bonita. Somente em 1968, Paulo Borges viajou para a Cidade de São Paulo finalmente contratado pelo Corinthians, através de um grande esforço do presidente do time do Parque São Jorge, Sr. Waldih Helu, para arrecadar a quantia milionária solicitada pelo clube carioca. Nas manchetes em letras garrafais, os jornais anunciavam o valor milionário da transação, quando o time paulista investiu pesado em uma das maiores revelações do futebol brasileiro. A Contração do jogador Paulo Borges significava muita esperança para a fiel e sofrida torcida corinthiana. Sua estreia pelo novo clube ocorreu no dia 06 de março de 1966, na vitória corinthiana sobre o Juventus por 3 x 0. O seu primeiro gol marcado com a camisa corinthiana foi no dia 06 de março de 1968, no Estádio Pacaembu. No Corinthians participou de 233 partidas e marcou 61 gols. Teve passagens por outros clubes do futebol brasileiro antes de encerrar sua vitoriosa carreira de jogador de futebol.
Seleção Brasileira de Futebol - 1968
Da esquerda para direita – Em pé: Carlos Alberto Torres, Sadi, Cláudio, Joel, Denilson e Jurandir. Agachados: Paulo Borges, Gérson. Jairzinho, Tostão e Edu.
Falecimento: Paulo Luís Borges faleceu no dia 15 de julho de 2010, aos 66 anos, no Hospital Paulistano, vítima de um câncer no pulmão e foi sepultado na Cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo.
Nenhum comentário