Solenidade aconteceu no Plenário Otávio Rocha e foi proposta pela vereadora Mônica Leal O aniversário de 75 anos da PUCRS foi motivo de ho...
Solenidade aconteceu no Plenário Otávio Rocha e foi proposta pela vereadora Mônica Leal
O aniversário de 75 anos da PUCRS foi motivo de homenagem nessa quinta-feira (30), durante Sessão Solene na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta foi feita pela vereadora Mônica Leal (PP) e a solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). O reitor Ir. Evilázio Teixeira falou em nome da comunidade universitária, que reúne mais de três mil docentes, cerca de 70 mil alunos e mais de 180 mil pessoas diplomadas ao longo dos anos.
O reitor assinalou que a missão da universidade é preparar as pessoas para mudar o mundo para melhor.
“A cada novo prédio que se levanta no Campus, busca-se atender às novas necessidades de ensino, de pesquisa e extensão de novos negócios. A cada novo ambiente multiplicam-se as possibilidades, as conexões, as histórias e as oportunidades de sermos cada vez mais uma instituição global, múltipla e plural”, ressaltou.
O vereador Sossmeier ressaltou ser uma honra presidir a sessão de homenagem à PUCRS e pontuou que a Universidade vem há 75 anos formando profissionais que atuam no dia a dia dos porto-alegrenses, dos gaúchos e até mesmo nos mais diversos locais ao redor do mundo.
“Parabéns à PUCRS, à direção, ao reitor Evilázio Teixeira, que há poucos dias recebeu aqui nesta casa o título de Cidadão de Porto Alegre. Parabéns por esses 75 anos de dedicação e história de sucesso, que faz dela uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil”, disse.
A proponente da homenagem, Mônica Leal, disse estar muito feliz por prestigiar a história da Universidade, seus representantes, e os que construíram e ampliaram a PUCRS ao longo dos anos. Também destacou a atuação atenta da instituição, suas políticas públicas e discussões em prol da inovação e da tecnologia.
“É um prazer poder realizar este momento, que também é de gratidão. Sinto como mais uma missão cumprida na minha caminhada de vereadora: registrar o papel e a relevância de uma das mais importantes e tradicionais universidades brasileiras. A melhor universidade privada do país e uma das melhores da América Latina”, destacou.
Histórico
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. O marco inicial foi o Curso Superior de Administração e Finanças, criado em março de 1931 e reconhecido pelo Decreto n.º 23.993, de 1934, já sob a denominação de Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.
Foi equiparada a universidade por meio do Decreto n.º 25.794, de 9 de novembro de 1948. Entidade privada sem fins lucrativos, mantém vínculo jurídico com sua mantenedora, a União Brasileira de Educação e Assistência – UBEA, instituição filantrópica que compõe a Rede Marista. É uma instituição confessional católica, tendo como chanceler o arcebispo de Porto Alegre. O título de Pontifícia, outorgado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, simboliza a marca de união e de filial devotamento à Santa Sé.
*Com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Leia também: Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, recebe título de Cidadão de Porto Alegre
Nenhum comentário