A terceira colocada do DF foi a estudante Érica Leite de Oliveira, do Centro Educacional São Francisco, de São Sebastião | Foto: Jotta Castr...
A terceira colocada do DF foi a estudante Érica Leite de Oliveira, do Centro Educacional São Francisco, de São Sebastião | Foto: Jotta Castro, Ascom/SEEDF.
Duas alunas da rede pública receberam os prêmios de 2º e 3º lugar
Duas estudantes da rede pública do Distrito Federal foram premiadas no Programa Jovem Senador 2023, do Senado Federal. A estudante Ivinny de Miranda Santana, do Centro de Ensino Médio (CEM) 09 de Ceilândia, e a estudante Érica Leite de Oliveira, do Centro Educacional São Francisco, localizado em São Sebastião, garantiram, respectivamente, a segunda e a terceira colocações na etapa estadual/distrital. Com isso, ambas ganharam certificados e kits do Programa.
O Programa Jovem Senador promove, anualmente, um concurso de redação que tem como intuito incentivar a educação política e cidadã dos estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual e distrital. Nesse sentido, a cada ano é proposto um tema de redação como forma de seleção e participação no Programa. Assim, os estudantes de todo o Brasil participam enviando suas redações. Eles concorrem em uma etapa estadual/distrital e depois na etapa nacional.
Este ano, o tema da redação foi “Saúde mental nas escolas públicas”. Para chegar no texto final, a estudante do 3º ano do Ensino Médio do CED São Francisco, Érica Leite, fez alguns rascunhos e contou com a ajuda de professores e do diretor da escola para selecionar a versão final. “Eu adorei o tema. Não achei tão difícil escrever sobre porque estudo em escola pública e temos falado muito sobre a temática, principalmente após a pandemia de covid-19”, relembrou.
A aluna, que pretende cursar Psicologia ou Ciências Políticas, contou que trabalhar um texto sobre saúde mental a ajudou a enxergar o outro lado da moeda. “Me abriu ainda mais a mente porque eu escrevi o texto com a visão de aluna sobre o tema e durante, e até depois, da minha pesquisa eu percebi como isso afetou também os nossos professores”, refletiu.
Para chegar nas redações vencedoras, as instituições de ensino enviam o textos à Secretaria de Educação correspondente, que seleciona três textos para representar a unidade federativa na etapa nacional. Os primeiros colocados de cada estado vêm a Brasília para passar vivenciar o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Inspiração
Além de receber o certificado, Érica garantiu também a Biblioteca Cidadã para a sua escola: uma coleção de obras voltadas para a cidadania. Para o diretor do Centro Educacional São Francisco, em São Sebastião, Matheus Costa de Sousa, o terceiro lugar no Programa Jovem Senador é motivo de grande satisfação.
“Com a conquista da nossa estudante, acreditamos que a visibilidade e empoderamento da Érica sirvam como inspiração para outros estudantes, evidenciando que o reconhecimento por mérito acadêmico, especialmente nas escolas públicas, é alcançável”, destacou.
Tema
Confira o trecho da premiada redação da aluna Ivinny de Miranda Santana, do CEM 09 de Ceilândia. “Michel Foucault, filósofo contemporâneo e psiquiatra, afirma que é preciso resolver monstros secretos. A alusão mencionada retrata claramente a grande questão existente atualmente com relação à saúde mental, principalmente dentro do cenário das escolas públicas, que tem disso desafiador. Com a intencionalidade de transformar o quadro atual, dois pilares são necessários: assistência de especialista e a elaboração de projetos de qualidade. (…)”
Leia os textos completos abaixo:
Para 2024, o tema do concurso de redação já foi definido: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. A expectativa é que a participação dos estudantes do DF seja ainda maior nessa próxima edição.
Da Redação, Ascom/SEEDF
Nenhum comentário