Toninho São Cristovão AC – Bahia ...
Toninho São Cristovão AC – Bahia Início da carreira de jogador
Data de Nascimento: Antônio Dias dos Santos nasceu em 07 de junho de 1948, na Cidade de Vera Cruz, interior do Estado da Bahia.
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Começou em Salvador, jogando no São Cristovão AC, vindo a se profissionalizar em 1967, no Galícia EC também de Salvador, já atuando na posição que o consagrou de Lateral-direito. Ficou no clube baiano até 1967, quando recebeu sua grande chance ao ser contratado pelo Fluminense FC do Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, teve um início complicado: após sofrer um acidente de automóvel, foi sacado do time titular. Nas poucas vezes que atuava, sentia dores e muitas câimbras. Com a chegada do Técnico Paulo Amaral, as coisas mudaram para melhor: tornou-se um jogador polivalente, atuado tanto na defesa como no ataque, ora pela esquerda, ora pela direita, um jogador imprescindível para o esquema tático do exigente treinador. Conquistou os Títulos Cariocas de 1971 e 1975, o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1970, tendo como treinador Telê Santana. Era muito elogiado pelo craque Carlos Alberto Torres, que deu declarações afirmando que Toninho Baiano seria seu substituto no futebol. No Fluminense, permaneceu por cinco temporadas. Sua saída do Tricolor Carioca foi motivada por atritos com o técnico Didi, que havia dito que o jogador sofria de um bloqueio mental, afirmação muito injusta para com um jogador da categoria de Toninho Baiano. Na época, o Presidente do time tricolor era o Sr. Francisco Horta, conhecido por fomentar o famoso troca-troca com a finalidade de motivar os clubes e tornar o futebol mais atraente e competitivo. Toninho foi jogar no Flamengo, juntamente com os jogadores Roberto e Zé Roberto em troca por Rodrigues Neto e Doval. Toninho não foi bem recebido pelos torcedores rubros negros, que o acusavam de ser responsável pela saída do ídolo Doval. Porém, não demorou muito para mudar esse cenário junto à torcida. Em 1977, Toninho já era visto pela mídia como um dos melhores laterais direitos do futebol brasileiro. Jogou quatro anos no Flamengo, tendo participação efetiva na conquista do tricampeonato carioca em 1978, 1979 e 1980, e do Campeonato Brasileiro de 1980. Na Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo FIFA de 1978, realizada na Argentina. No exterior, foi jogador do Al Nassr da Arábia Saudita, onde permaneceu até ocorrer desentendimentos com o clube árabe em função da mal sucedida transferência para outro clube local. Retornou ao Brasil, porém ficou impedido de continuar jogando por ainda ter vínculo contratual junto ao clube árabe, que exigia um valor impagável para liberá-lo. Mesmo assim, conseguiu uma liminar e ainda jogou quatro partidas pelo Bangu. A liminar foi cassada e Toninho Baiano encerrou prematuramente sua carreira. Aposentou-se aos 34 anos, passando a se dedicar a sua loja de material de construção.
Seleção Brasileira de 1978
Em pé: Toninho Baiano, Leão, Oscar, Edinho, Toninho Cerezo, Amaral e o Preparador Físico Ademildo Chirol. Agachados: Massagista Nocaute Jack, Tarcisio, Zico, Reinaldo, Rivelino e Dirceu.
Falecimento: Antônio Dias dos Santos, o Toninho Baiano, faleceu no dia 08 de dezembro de 1999, aos 51 anos, na Cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário