Ano novo, emprego novo: Veja 5 dicas para se destacar no processo seletivo sem mentir Estudo mostra que as taxas de mentira aumentam nas car...
Ano novo, emprego novo: Veja 5 dicas para se destacar no processo seletivo sem mentir
Você já mentiu em seu currículo ou em uma entrevista de emprego? Segundo pesquisa realizada nos EUA pela ResumeLab, em agosto deste ano, uma taxa elevada de candidatos está mentindo durante o processo seletivo.
A pesquisa foi feita com 1.914 participantes do Job Applicant Behavior Survey e descobriu que a maioria dos trabalhadores (70%) mentiram em seus currículos, 76% já mentiram em suas cartas de apresentação e 80% já mentiram durante uma entrevista de emprego
A taxa é muito alta de pessoas que mentem no processo seletivo, afirma Rodrigo Vianna, CEO da Mappit e co-fundador do Talenses Group, empresas de recrutamento e seleção, que reforça que essa realidade não é muito diferente no Brasil.
O estudo mostra que as taxas de mentira aumentam nas cartas de apresentação e atingem o pico durante as entrevistas de emprego. Entre as principais mentiras contadas nos currículos estão:
Embelezar títulos de cargos e responsabilidades em geral (52%),
Exagerar o número de pessoas gerenciadas (45%),
Exagerar o tempo de emprego (37%).
|
Nenhum comentário