Fazendeiros da região de Itapetinga realizaram neste domingo (21) uma grande mobilização para desocupar uma fazenda localizada às margens do...
Fazendeiros da região de Itapetinga realizaram neste domingo (21) uma grande mobilização para desocupar uma fazenda localizada às margens do Rio Prado, próximo a ponte que divide os municípios de Itapetinga de Potiragúa, que teria sido invadida por indígenas desde o último sábado (20).
Houve conflito entre as partes. Dois indígenas foram baleados e um fazendeiro ferido com flecha. Uma indígena acabou morrendo. Ela foi identificada como Maria Fátima Muniz de Andrade e o cacique baleado como Nailton Muniz Pataxó. Ele foi atingido no rim e passou por cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga.
Entre os feridos está uma mulher que teve o braço quebrado. Outras pessoas que se machucaram foram hospitalizadas, mas não correm risco de morte. Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a indígena.
Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), informou que vai enviar uma comissão, liderada pela ministra Sonia Guajajara, ao local na segunda-feira (22). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário