Gimnasia y Esgrima La Plata Bandeira da Argentina Resumo histórico:...
Gimnasia y Esgrima La Plata Bandeira da Argentina
Resumo histórico: O Gimnasia Esgrima La Plata foi fundado em 03 de junho de 1887, sendo o Clube desportista mais antigo da Associação Argentina de Futebol. Faz parte da elite do Futebol argentino (1ª Divisão). O clube iniciou suas atividades esportivas com dois esportes que formam o seu nome: Gimnasia Esgrima La Prata, a ginástica e a esgrima. Mais tarde foram incluídas outras modalidades esportivas, dentre elas o atletismo e o críquete e, posteriormente, o futebol, que na atualidade é a principal atividade do clube. O clube passou por várias mudanças de nome em sua trajetória, por exemplo Club de Esgrima, de abril a dezembro de 1997, em função da esgrima ser a única modalidade esportiva praticada naquele momento. Voltou a utilizar o nome original em 17 de dezembro de 1997. Em 30 de dezembro de 1955, com a mudança do nome da Cidade de La Plata para Cidade Eva Peron, o clube passa a se chamar Gimnasia Y Esgrima Eva Perón. Com a morte de Eva Perón em 1952, a cidade volta a se chamar La Prata, durante o Governo da Revolução Libertadora, e o Clube também retorna a sua denominação original.
Era Amadora: Em 1905, o Gimnasia teve que abandonar o campo onde praticava o futebol, optando por não prosseguir disputando a modalidade, passando a praticar atividades meramente sociais. Como consequência, houve uma evasão de sócios adeptos ao futebol que criaram um outro clube, o Estudiantes de La Plata. Mais tarde, em 1912, um grupo de jogadores dissidentes do Estudiantes migraram para o Independência, que se uniu ao Gimnasia, trazendo de volta o futebol para o clube.
Era Profissional: Em 1931, já na sua fase profissional, o Ginmasia retornou as competições de futebol. Em 1933, ficou na quarta colocação do Campeonato Argentino da Primeira Divisão, com 21 vitórias, 4 empates e apenas 9 derrotas. Pela grande performance na competição nacional, ficou conhecido como “O Expresso de 1933”, que liderou o campeonato até os confrontos contra Boca Juniors e São Lorenzo. O Gimnasia tinha como principal artilheiro o atacante Arturo Naón, conhecido como “El Torito”, que foi o vice-artilheiro do Campeonato Argentino de 1933, marcando 33 gols.
Escudos
Fundação Atual
Equipe do Gimnasia y Esgrima La Plata - 1970
Ídolos do Clube
Técnico:
Guilhermo Sanguinelli
Jogadores:
Hugo Gatti Arturo Náon Guillermo Schelotto Jorge San Steban
Localização: O Gimnasia Y Esgrima de La Plata está sediado na linda cidade de La Plata, Província de Buenos Aires na Argentina.
Monumento José de San Martin - Cidade de La Plata - Argentina
Estádio: O Ginmasia Y Esgrima de La Plata manda seus jogos no Estádio Juan Carmello Zerillo, também conhecido como Estádio do Bosque, de propriedade do clube, com capacidade para 20.461 espectadores. Foi inaugurado no dia 26 de abril de 1924, com um jogo amistoso entre Gimnasia Y Esgrima de La Plata e o Peñarol do Uruguai.
Jogo inaugural do Estádio Juan Carmelo Zerillo
Gimnasia Y Esgrima 1 x 0 Peñarol do Uruguai
Estádio Juan Carmelo Zerillo – La Plata Argentina
Coluna do Vidal
Nenhum comentário