Preguinho Início da Carreira Nascimento:...
Preguinho Início da Carreira
Nascimento: João Coelho Netto nasceu no dia 08 de janeiro de 1905, na Cidade do Rio de Janeiro.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador de Futebol: A história do atleta João Coelho Netto se confunde com a história do tricolor carioca: foi um atleta completo, praticou várias modalidades esportivas. Filho do escritor e político Henrique Maximiano Coelho Netto e da Professora de Música Maria Gabriela Brandão Coelho Netto. Seu pai foi cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo. Inaugurou a Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras. João coelho neto, o Preguinho, como era conhecido, nasceu em uma família bem sucedida na sociedade carioca. Na época em que começou a jogar futebol, o esporte era praticado por imigrantes estrangeiros ou por pessoas integrantes da elite. Preguinho teve uma vida inteira dedicada ao Fluminense, onde disputou várias modalidades esportivas: natação, remo (Clube de Regatas Guanabara), polo-aquático, saltos ornamentais, atletismo, basquete, vôlei. Somente não foi campeão em hóquei; sobre patins e tênis de mesa, obteve 387 medalhas e 55 títulos.
Coelho Netto (pai do atleta Preguinho)
C.R. Guanabara (onde Preguinho praticou remo)
Futebol: Preguinho foi bem sucedido em todos os esportes que praticava, e no futebol não foi diferente. Iniciou sua carreira em 19 de abril de 1925, como atacante, de uma forma curiosa. Tinha acabado de conquistar o Campeonato Estadual de Natação, na modalidade de 600m. Ainda com a medalha no peito, pegou um táxi até o Estádio das Laranjeiras e ajudou o Fluminense a ser campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro. Passou toda sua carreira como futebolista no Fluminense Futebol Clube. Em 1933, quando chegou à profissionalização no futebol, continuou jogando como amador, negando-se a receber salário do clube de sua paixão. Aposentou-se, ou seja, pendurou as chuteiras, em 13 de novembro de 1938.
Títulos no Futebol: Preguinho foi Campeão Carioca nos anos 1933, 1937 e 1938, sempre defendendo o Fluminense F.C.
Curiosidades:
Participou da Copa do Mundo no Uruguai em 1950, onde marcou o primeiro gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo.
Frase de seu pai, escritor e político Coelho Netto: “Já escrevi mais de 100 livros e sou apontado na rua como pai de Preguinho”.
Está entre os maiores cestinhas do Basquetebol do Fluminense.
Recebeu do Fluminense o Título de “Grande Benemérito Atleta”, dizendo na ocasião: “Eu nem sabia falar direito e o Fluminense já estava em minha alma, em meu coração e em meu corpo”.
Praticou com sucesso mais de nove modalidades esportivas.
Falecimento: Preguinho faleceu em 01 de outubro de 1979, aos 74 anos, vítima de complicações pulmonares.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário