Torneio Roberto Gomes Pedrosa Campeonato Brasileiro Série A - 1968 12ª Edição Campeão ...
Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Campeonato Brasileiro Série A - 1968
12ª Edição
Campeão Vice-campeão
Santos Internacional
6° Título
Histórico da competição: O Campeonato Brasileiro de 1968, originalmente denominado Taça de Prata e popularmente conhecido como Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi a 12ª Edição do Campeonato Brasileiro e foi vencida pelo Santos, que conquistou o seu 6º titulo em nível nacional. Dessa vez, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assumiu a organização da competição que havia surgido em 1967 como o resultado da ampliação do Torneio Rio-São Paulo, promovido pelas Federações de São Paulo e Rio de Janeiro e que, devido a entrada de equipes de outros estados, recebeu o apelido de “Robertão” . O Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em relação ao do no anterior, passou de cinco para sete estados.
Fórmula de disputa
Primeira Fase: As dezesete equipes participantes jogaram todos contra todos em turno único, porém divididos em dois Grupos, A com 9 e B com 08 equipes participantes. Os dois primeiros de cada grupo se classificariam para a fase final.
Fase Final: Os quatros clubes classificados jogaram todos contra todos em um turno único. O clube que obtivesse o maior número de pontos seria o Campeão Brasileiro da Série A de 1968, em sua 12ª Edição.
Ao Contrário do ano anterior, a fase final foi disputada em único turno. Apesar de dois clubes paulistas terem terminados em primeiro lugar de seus grupos, a tabela previa que ambos fariam duas partidas fora de casa e apenas uma em casa. O Santos seria mandante apenas no Clássico contra o Palmeiras, tendo que viajar ao Rio de Janeiro e a Porto Alegre para os demais jogos. Por não concordar com os critérios estabelecidos na competição, a Diretoria do Palmeiras, por meio da divulgação de uma nota, chegou a divulgar a desistência da continuidade do clube na disputa, sendo convencida de não fazê-lo após intervenção da Federação Paulista de Futebol.
Artilheiro:
O artilheiro da competição foi o jogador Toninho Guerreiro, atacante do Santos, com 18 gols marcados.
Toninho Guerreiro
Reconhecimento:
Em 2010 – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reconheceu como Campeonato Brasileiro de Futebol todas as competições oficiais em nível nacional disputadas a partir de 1959, exceto a Copa do Brasil, que teve a sua 1ª edição em 1989.
Em 2023 – Em documento assinado em 25 de agosto pelo Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues Gomes, através da resolução da Presidência nº 003/2023, a CBF “reconhece o Torneio dos Campeões como Campeonato Brasileiro de 1937 e, com isso, o Clube Atlético Mineiro (CAM) o Campeão Brasileiro daquele ano”, passando a ser considerada a 1ª Edição do Campeonato Brasileiro.
Nenhum comentário