Preparando a próxima geração de motoristas responsáveis com educação e economia. Alan de Jesus Santos, aos 17 anos, já antecipa a ansied...
Preparando a próxima geração de motoristas responsáveis com educação e economia.
Alan de Jesus Santos, aos 17 anos, já antecipa a ansiedade de conquistar sua independência ao obter a carteira de motorista. Estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 de Planaltina, Alan é um dos beneficiados pelo programa Detran nas Escolas. Ao longo do ano, ele e outros jovens participam de aulas teóricas para adquirir conhecimento sobre trânsito e preparar-se para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).“Acredito que as aulas aqui na escola vão me ajudar a ser um motorista melhor”, disse o estudante Alan de Jesus Santos
Desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran) em parceria com a Secretaria de Educação, o programa está presente em 13 escolas da rede pública este ano, atendendo em média 400 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio integrado.
A iniciativa visa formar condutores mais conscientes e responsáveis desde cedo.
Paula Nunan, diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, destaca que o programa proporciona aos jovens a oportunidade de aprenderem a parte teórica do processo de obtenção da CNH, preparando-os para serem condutores mais responsáveis no futuro.
Os alunos participam de aulas sobre diversos temas, incluindo noções de cidadania, proteção ambiental, convívio social no trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e mecânica.
Clara de Sousa Ramalho, aluna do programa, elogia a didática das aulas e acredita que a preparação teórica facilitará sua aprovação no exame.
Gustavo Henrique Cattini, instrutor de trânsito do Detran, destaca o sucesso do programa, evidenciado pelo alto índice de aprovação na prova teórica. Ele ressalta que os alunos se envolvem com os conteúdos de forma interativa, preparando-se para serem motoristas conscientes e responsáveis.
Além de proporcionar conhecimento, o programa também traz economia para as famílias. Após o processo teórico, os alunos podem iniciar diretamente o processo no Detran, economizando em média R$ 700, o valor das aulas teóricas em autoescolas.
A iniciativa do Detran nas Escolas não apenas prepara os jovens para as estradas, mas também os educa sobre a importância da responsabilidade e do respeito no trânsito, contribuindo para um futuro mais seguro para todos.
Da redação do Portal de Notícias com a fonte do site Tudo OK Notícias
Nenhum comentário