CSA Mascote - Azulão Centro Esportivo Alagoano F...
CSA Mascote - Azulão
Centro Esportivo Alagoano
Fundação: O Centro Esportivo Alagoano – CSA, foi fundado no dia 07 de setembro de 1913, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas.
Resumo histórico: O CSA é um dos times mais antigos e tradicionais do nordeste brasileiro. O clube foi criado dentro da Sociedade Perseverança e Auxiliares dos Empregados do Comércio, entidade localizada na Cidade de Maceió, na capital de Alagoas. Uma espécie de Clube dos Comerciários. O principal articulador da criação do novo clube foi Jonas de Oliveira, junto com os seguintes desportistas: Osório Gatto, Etíquio Gomes Filho, Antenor Barbosa Reis, Francisco Rocha Cavalcante, Arestides Ataíde de Oliveira, Antônio Miguel de Oliveira e Vicente Grossi. No local já existia uma verdadeira academia de atletas, onde seus associados praticavam diversas modalidades esportivas, dentre elas luta de boxe, luta greco-romana, levantamento de peso, lançamento de dardos, disco e esgrima. O clube recém-criado passou a utilizar a Sociedade Perseverança como sede provisória e adotou o nome de Centro Sportivo Sete de Setembro em homenagem a data de sua fundação. Em 1915, houve uma assembleia onde, de comum acordo com seus idealizadores e sócios, mudou novamente o nome para Centro Sportivo Floriano Peixoto, em homenagem a José Floriano Peixoto, atleta alagoano de renome nacional. Não demorou muito e o clube mudou sua sede para uma das dependências do Palácio Velho, antigo prédio do governo. Em seguida, outra mudança ocorreu: estabeleceu-se na antiga Praça da Cadeia, pertencente ao Tiro de Guerra, onde o time passou a realizar seus treinos e jogos. O nome Centro Esportivo Alagoano só foi consolidado em 13 de abril de 1918, após nova Assembleia realizada por seus associados. A nova designação caiu nas graças do povo alagoano, ficando o Clube conhecido como CSA. O maior rival do Centro Esportivo Alagoano (CSA) é outro clube da Cidade de Maceió, O Club Regatas Brasil (CRB). A maior goleada da história aconteceu no Campeonato alagoano de 1945, com o placar de CSA 22 X 0 Esporte Clube Maceió. Talvez tenha sido a maior goleada aplicada em um jogo oficial realizado no Brasil.
Goleada histórica/1945
CSA Esporte Clube Maceió
22 X 0
No dia 16 de setembro de 1952, aconteceu o jogo do “Xaxado”, que ficou marcado na história do CSA. O Xaxado era uma música regional que fazia um grande sucesso naquela época, sendo tocada em todas as rádios do Brasil, através da interpretação do cantor Luiz Gonzaga, o rei do baião. O jogo foi um dos clássicos entre CSA X CRB que mais emocionou a torcida azulina com o placar de 4 X 0, uma goleada que o CSA aplicou no CRB em sua própria casa e no mês de aniversário do seu maior rival. O ritmo cantado vinha das arquibancadas, onde se encontrava a vibrante torcida do Clube Azulino festejando a goleada que já se desenhava contra seu principal rival.
Jogo do Xaxado
CRB CSA
0 X 4
Curiosidades:
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi o mais jovem Presidente a administrar o CSA com muita competência. Tinha na época apenas 24 anos.
Fernando Collor
Em 1981, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, chegou ao CSA para jogar no clube alagoano como zagueiro. Era o capitão do time, quando conquistou o seu primeiro e único título
como jogador. Com a saída do técnico Walmir Louriz, a direção do Azulino apostou em Felipão para ser o treinador do clube.
Felipão
O jogador Luso-Brasileiro Deco já atuou pelo CSA após iniciar sua carreira de jogador profissional no Corinthians.
Deco
O cantor Djavan, quando adolescente jogou no CSA, mas a música o tirou do futebol.
Djavan
O CSA foi o primeiro clube nordestino a chegar em uma final de um torneio internacional, quando conquistou o vice-campeonato da Copa Conmebol de 1999.
Na Argentina, o CSA sentiu a hostilidade do adversário logo que a delegação chegou na cidade de Córdoba. Representantes do Talleres abordaram os dirigentes do clube alagoano, manifestando suposto interesse no lateral esquerdo Williams e em outros jogadores, visando desestabilizar a equipe brasileira, além de negar o direito ao time de treinar no Estádio Olímpico de Córdoba.
Em 2017, o CSA conquistou o título de Campeão Brasileiro da Série C, sua primeira conquista em nível nacional.
Localização: O CSA está localizado em Maceió, capital do Estado de Alagoas, com suas belezas naturais e culturais, possuindo grande potencial de atrair turistas do Brasil e do exterior. Na cidade, destacam-se as praias urbanas: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca do Litoral Sul, Praia do Guga, Barra de São Miguel e Praia do Francês; e as praias do Litoral Norte: Paripueira, Sonho verde e Ipioca. A cidade também possui uma boa estrutura hoteleira, contendo pousadas e hotéis, além de uma farta gastronomia baseada nos frutos do mar.
Maceió - Alagoas
Estádio: O CSA, juntamente com o seu tradicional rival o CRB, mandam seus jogos no Rei Pelé, conhecido popularmente por “Trapichão”. O estádio foi inaugurado no dia 25 de outubro de 1970, com o Jogo Santos 5 X O Seleção de Alagoas. O jogador Pelé participou da partida. O estádio atualmente tem capacidade para 20.800 espectadores.
0 X 5
Seleção de Alagoas Santos
Estádio Rei Pelé - Maceió
Estatística:
2024: O CSA tem previsão de disputar as seguintes competições:
Campeonato Alagoano Série A.
Campeonato Brasileiro Série C.
Copa do Brasil.
Nenhum comentário