Foto: Breno Esaki/Agência Saúde A unificação dos sistemas de acesso às informações pertencentes aos serviços de saúde pública do DF, objetiv...
A unificação dos sistemas de acesso às informações pertencentes aos serviços de saúde pública do DF, objetivo do projeto de lei 735/2023, foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na manhã desta quarta-feira (15).
A manutenção de uma plataforma digital única contendo as informações relativas aos serviços de saúde ofertados aos pacientes em estabelecimentos públicos visa garantir o acesso à informação em saúde necessário à continuidade do cuidado do cidadão, promover a integração das informações na rede pública distrital e, por fim, permitir a diminuição dos erros de comunicação interna e, consequentemente, proporcionar maior segurança de informações.
De acordo com o texto, podem ser registrados na plataforma prontuários médicos, resultados e laudos de exames, procedimentos ambulatoriais e hospitalares, prescrições médicas e outros dados de saúde. O projeto ressalva que esse sistema unificado deverá funcionar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018).
Em seu parecer favorável, a relatora da matéria na CAS, deputada Dayse Amarilio (PSB), entende que “a unificação das informações é fundamental e urgente em todas as áreas do serviço público, mas, quando se trata de saúde, o sistema unificado é de total relevância e pode salvar vidas”.
A parlamentar parabenizou o autor pelo projeto, ao acrescentar que a unificação dos sistemas é um pleito sindical dos profissionais de saúde, categoria a qual ela pertence. “Desde 2016, lutamos por um sistema unificado na Secretaria de Saúde do DF”, reforçou Amarilio.
Já aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), o projeto seguirá para análise das comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), Constituição e Justiça (CCJ) e Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC).
Participaram da reunião de hoje (15), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, os deputados Dayse Amarilio (PSB), Max Maciel (PSOL), Martins Machado (Republicanos) e Pastor Daniel de Castro (PP).
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Agência CLDF
Nenhum comentário