Curso foi realizado pela Comissão Distrital P2R2, com o objetivo de fornecer conhecimentos para ações defensivas e preventivas em decorrênci...
Curso foi realizado pela Comissão Distrital P2R2, com o objetivo de fornecer conhecimentos para ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências de produtos químicos e perigosos.
O Instituto Brasília Ambiental participou, nesta segunda-feira (20), na Academia do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, da cerimônia de encerramento da 1ª Capacitação em Técnicas e Protocolos de Reconhecimento e Intervenção em Ambiente Perigoso – Nível Operações.
O curso foi realizado entre os dias 3 e 17 de maio, pela Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2), por meio do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar (Gpram/CBMDF).
Essa foi a primeira capacitação promovida pela CD-P2R2 aberta para todos os servidores das instituições participantes da comissão. O curso, com 51 alunos, foi desenvolvido de forma híbrida, sendo uma semana online e, outra semana, presencial na sede do Gpram/CBMDF.
Segundo a secretária-executiva da CD-P2R2 e representante da turma de formandos, Ana Caroline Almeida Oliveira, o treinamento reuniu uma turma multidisciplinar e promoveu duas semanas de muito aprendizado. “O comitê tem o objetivo de fornecer aos participantes conhecimentos técnicos e práticos que lhes permitam desenvolver ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências de produtos químicos e perigosos, incluindo técnicas de avaliação e monitoramento”, explicou a representante, que também é servidora do Brasília Ambiental.
Além de Ana Caroline Oliveira, mais quatro servidores da autarquia participaram da capacitação e receberam o certificado, são eles: Cristiano Vasconcelos Cassiano; Daniella Castanheira; Raquel Testolin e Sandro Antônio de Lima.
O chefe de gabinete do instituto, Aislan da Silva, participou do evento, entregando os certificados aos formandos. “Essa foi uma grande oportunidade das instituições aumentarem seus conhecimentos e aprimorarem suas habilidades no enfrentamento aos incidentes dessa natureza”, comentou.
Na ocasião, entregaram ainda os certificados aos alunos o comandante em exercício do Gpram/CBMDF, tenente-coronel Bruno Marcelino de Almeida Nunes; a promotora de Justiça Cristina Razia; a subsecretária de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Daniele de Araújo; o coordenador de Prevenção e Análise de Sinistros, representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Sérgio Guedes; o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Victor Leonardo Arimatéia Queiroz; e o comandante especializado do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), coronel Cleyson Augusto Marques Fernandes.
“A celebração da conclusão dessa capacitação hoje reafirma o compromisso de todos os órgãos em buscar estarmos preparados para uma resposta rápida e eficiente com distribuição de competências e, sobretudo, de forma integrada”, comemorou, durante a cerimônia, o tenente-coronel Bruno Marcelino de Almeida Nunes.
O CD-P2R2 é integrado por vários órgãos do poder público e tem como finalidade tornar mais eficaz e efetivo, o breve retorno às ocorrências com produtos químicos no Distrito Federal. O Brasília Ambiental faz parte da CD-P2R2 na função de secretaria-executiva.
Dentre os órgãos que participaram da capacitação, estavam ainda: a Polícia Militar (PMDF); o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF); a Defesa Civil; a Secretaria de Saúde (SES); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a Secretaria da Agricultura (Seagri); o Ministério Público; o Departamento de Estradas e Rodagens (DER); a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Companhia Ambiental de Saneamento (Caesb); a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU); a Vigilância Ambiental; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Vibra Energia SA.
*Com informações do Instituto Brasília Ambiental
Nenhum comentário