Documento atua como norte para planejamento das ações de vigilância em saúde Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalc...
Documento atua como norte para planejamento das ações de vigilância em saúde
Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram nesta semana (20 e 21) de oficina para implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O documento atua como norte para planejamento das ações de vigilância nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Promovida pelo Ministério da Saúde, a oficina regional piloto teve a participação de gestores e trabalhadores da área de saúde. O evento contou com grandes debates e grupos para discussão e compartilhamento de experiências da organização da vigilância. A perspectiva é que as oficinas ocorram em todo o país.
Presente no encontro, o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, destacou como a reunião com diferentes entes auxiliou na reflexão sobre a PNVS. “O encontro amplia o escopo do cenário e traz a visão de outro estado e dos próprios técnicos do ministério sobre as fragilidades e potencialidades para fortalecer a integração da vigilância em saúde e a atenção primária”, destacou.
Participaram das oficinas representantes do DF e Goiás, do Ministério da Saúde (MS), universidades, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Também presente no evento, a diretora substituta de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, Beatriz Maciel, avaliou que o encontro reforçou a integração entre as áreas. “Na oficina, ficou ainda mais claro o quanto é primordial a integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental, do trabalhador e laboratorial, assim como a integração entre a vigilância e assistência para a implementação da política”, refletiu.
Publicada em 2018 pelo Ministério da Saúde MS, o PNVS define as diretrizes e estratégias para a vigilância em saúde. O objetivo do MS é consolidar a implementação da política no âmbito da gestão de saúde em todo o País.
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Agência Saúde-DF
Nenhum comentário