Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemorou os 91 anos de Brazlândia em sessão solene, na man...
Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital
A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemorou os 91 anos de Brazlândia em sessão solene, na manhã desta quarta-feira (26), na escola técnica da cidade, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem, deputado Iolando (MDB), destacou o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Ao saudar a população, o distrital classificou Brazlândia como uma “cidade amada por todos”, que recebeu, ao longo dos anos, transformações para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, a exemplo das câmeras de monitoramento de segurança e a troca de lâmpadas por LED, a reforma e ampliação de leitos do Hospital Regional de Brazlândia, além de recursos para otimizar escolas e biblioteca. O parlamentar anunciou o futuro programa habitacional, que propiciará cerca de três mil novas moradias e salientou o “orgulho” que os moradores sentem por morar em Brazlândia. Iolando lembrou ainda a atuação do ex-deputado distrital Juarezão (1962-2019) em prol da cidade.
Em nome da população, a administradora de Brazlândia, Luciana Lima, agradeceu a homenagem da CLDF e observou a relevância da parceria com o deputado Iolando na obtenção das melhorias locais. Luciana afirmou que, como filha da cidade, pôde observar todas as transformações ocorridas. “Brazlândia é uma história construída por todos nós, que nos traz muita alegria e orgulho”, disse. “Os moradores que nela habitam merecem os parabéns”, completou.
Também originária da cidade, a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, descreveu sua história e aprendizado obtido com a comunidade local, bem como sua responsabilidade em dar continuidade ao legado.
Transformação
A transformação da cidade foi enfatizada pela coordenadora regional de ensino de Brazlândia, Neuseli Silva. Ela reforçou o crescimento na área educacional, que hoje abrange 32 escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF, cinco creches e a meta de trazer para a cidade um polo da Universidade do Distrito Federal. Do mesmo modo, o diretor do Hospital Regional de Brazlândia, Valterdes Silva Nogueira, e a gerente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia, Célia Maria Krawxzyk ressaltaram as transformações locais.
Por sua vez, o delegado-chefe da 18ª Delegacia de Polícia, de Brazlândia, Luís Fernando Cocito, agradeceu à população pelas informações via 197, o que representa a confiança dos moradores no trabalho da polícia. Ele apontou o incremento na equipe, antes com catorze servidores e hoje formada por 28 agentes de polícia, quatro delegados e seis escrivães, o que permitiu duplicar a “capacidade investigativa”, que resultou em 170 prisões em dezoito meses, além de 89 operações e 77 mandatos de busca e apreensão.
Representantes das forças militares de Brazlândia também participaram da sessão, como o capitão Galeno, do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), e o major Neto, da Polícia Militar do DF (PMDF), que destacaram a especial motivação de trabalhar na cidade onde nasceram.
Durante o evento, que contou com apresentações de dança, música e artes marciais, foram entregues moções de louvor a personalidades locais pelos serviços prestados à população, a exemplo da moradora mais antiga da cidade, com 102 anos, Zelina Ferreira.
Da redaçaõdo Portal de Notícias com a fonte da Agência CLDF
Nenhum comentário