Selo QualiVida reconhece iniciativas voltadas ao aprimoramento do ambiente e à valorização de servidores em órgãos públicos do DF Agência Sa...
Selo QualiVida reconhece iniciativas voltadas ao aprimoramento do ambiente e à valorização de servidores em órgãos públicos do DF
Agência Saúde-DF
Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Saúde (SES-DF) foi premiada com a medalha de prata no selo QualiVida. A premiação é destinada a reconhecer boas práticas desenvolvidas por órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal em qualidade de vida e valorização do servidor.
Este é o segundo ano consecutivo que a SES-DF recebe uma medalha. Em 2023, a pasta ficou na categoria Bronze. Para o subsecretário de Gestão de Pessoas, João Eudes, a Prata deste ano representa o esforço da gestão no cuidado com os servidores. “Estamos no caminho certo para fazer mais pelos nossos profissionais. Realizamos diversas ações, como flexibilização de legendas das cargas horárias, remoções com mais rapidez, entre outros”, enumera.
O selo foi estabelecido pelo decreto nº 42.375/2021 e avalia projetos dentro de cinco eixos temáticos: saúde e bem-estar; desenvolvimento profissional; melhorias na infraestrutura; autoestima e valorização pessoal.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça, durante o II Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho, no auditório da Polícia Civil.
Projetos na pasta
Dentro da SES-DF, diversas iniciativas foram implementadas em busca de reconhecer o trabalho e o bem-estar dos colaboradores. Entre elas, está a criação do “Espaço do Servidor”, uma sala de descompressão na sede da pasta, inaugurada como projeto-piloto. Para o Exame Médico Ocupacional, mais de 7 mil servidores foram convocados; e, em 2023, 131 inspeções de saúde e segurança nos ambientes de trabalho foram conduzidas.
Nesse rol entram ainda práticas integrativas promovidas aos profissionais da pasta, assim como campanhas de vacinação contra a covid-19 e a gripe (influenza). No âmbito educativo, uma Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral também foi divulgada no ano passado.
“Essa conquista representa o reconhecimento do trabalho do Comitê Central e dos Comitês Regionais de QVT [Qualidade de Vida no Trabalho] na promoção do bem-estar dos servidores”, avalia a analista da Coordenação de Inovação e Gestão do Conhecimento (CIGEC) Sara Maira de Moraes Barbosa. “É a consolidação do lema ‘cuidar de quem cuida’", acrescenta.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário