Grupo "Arte e Saúde" visitou o Centro Cultural Banco do Brasil e participou de palestra sobre violência Thais Cavalcante, da Agênc...
Grupo "Arte e Saúde" visitou o Centro Cultural Banco do Brasil e participou de palestra sobre violência
Thais Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
A sexta-feira (21) foi diferente para os idosos que participam do grupo "Arte e Saúde", da Unidade Básica de Saúde 1 de Santa Maria. Eles visitaram o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e assistiram a uma palestra sobre violência contra pessoas em idade mais avançada.
Para a técnica de enfermagem Eliete Almeida Amorim, que acompanha o grupo, momentos assim são importantes. “Para alguns, conhecer um museu é novidade. Esse tipo interação com o meio social melhora a saúde mental e emocional e dá oportunidade de vivenciar novas experiências”, aponta. A aposentada Alvina Francisca de Souza, 73, concorda: "Achei a visita maravilhosa. Melhor que isso, só outro passeio."
Os encontros do "Arte e saúde" ocorrem todas às quartas-feiras, às 8h, no auditório da UBS 1 de Santa Maria, situada EQ 207/ 307, conjunto T. O grupo participa de palestras, rodas de conversa, visitações culturais e ações de promoção à saúde e à inclusão.
Mês de conscientização
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho busca chamar a atenção ao abuso que essa população está sujeita a sofrer. Além da física, nem sempre a violência é escancarada. Ela pode vir em forma de xingamentos, negligência, chantagens, aproveitamento financeiro, abuso sexual, entre outras situações.
A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) conta com profissionais capacitados para o acolhimento de pessoas idosas que sofreram alguma violência. Hospitais, UBSs e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atuam de portas abertas para esse tipo de assistência.
No sistema público do Distrito Federal, há ainda os Centros Especializados em Atendimentos às Vítimas de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepavs). O acesso se dá por demanda espontânea, quando o cidadão procura diretamente os serviços, ou ainda pelo encaminhamento da Rede Intrassetorial (unidades de saúde) e da Rede Intersetorial como conselhos tutelares, Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos do Judiciário etc.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário