Nova infraestrutura da Estrada Parque Indústrias Gráficas tem objetivo de dar mais mobilidade aos cerca de 30 mil motoristas que circulam pe...
Nova infraestrutura da Estrada Parque Indústrias Gráficas tem objetivo de dar mais mobilidade aos cerca de 30 mil motoristas que circulam pela via. Dividida em seis etapas, a obra completa tem investimento de R$ 160 milhões e integra o Corredor Eixo Oeste.
A Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), via utilizada por aproximadamente 30 mil motoristas por dia, passa por uma completa transformação para dar mais fluidez ao trânsito e gerar mobilidade urbana. Estão sendo investidos R$ 160 milhões pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para a construção de viadutos, substituição do pavimento, implantação de corredor exclusivo do BRT (Bus Rapid Transit) com estações e criação de ciclovias, passagens de pedestres e calçadas em seis etapas.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, visitou, na manhã desta quinta-feira (20), a área dos trechos 5 e 6 da obra às margens da Epig no início do Setor de Indústrias Gráficas (SIG). As etapas se referem ao intervalo do entroncamento entre o SIG e a via variante da Epig até o Eixo Monumental.
“Essa obra vai acabar com todos os engarrafamentos da região. Temos aqui um viaduto sendo construído e teremos outra via que vai passar por trás do TJDFT e vai ligar direto ao Eixo Monumental, facilitando a vida de todos os motoristas”, comentou Ibaneis Rocha. “Pedimos desculpas à população pelos transtornos causados durante o período, mas temos certeza que, ao final da obra, vamos ter um grande benefício para toda a população do Distrito Federal e a conclusão dessa obra, que tem quase 15 anos que está paralisada”, complementou.
O governador do DF lembrou que a obra da Epig é mais uma ação do GDF em favor do desenvolvimento da cidade. “É isso que Brasília precisa: desenvolvimento, infraestrutura, condições para que as pessoas possam trafegar de forma tranquila e melhoria no transporte público, dando mais agilidade para os moradores e trabalhadores que dirigem diariamente até o Plano Piloto”.
No local serão feitas a readequação do sistema viário e a implantação do corredor exclusivo do BRT no canteiro central – com duas faixas e seis terminais (três de cada lado) -, do paisagismo, das calçadas e da sinalização. A etapa conta ainda com construção do viaduto, que já foi iniciada, com a instalação dos tubulões da fundação do elevado. Serão 32, ao todo.
O viaduto dividirá o acesso de quem vem da Epig no sentido Eixo Monumental. Pelo elevado, passarão os veículos que desejam acessar o SIG e o Eixo Monumental na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). Pela pista inferior, os motoristas seguirão pela via paralelamente ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek e por trás do TJDFT e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). Essa pista passará por uma readequação sendo duplicada. Também serão construídos estacionamentos públicos e ciclovias, bem como serviços de drenagem.
“Estamos pedindo que a empresa acelere a obra, adotando três turnos para que dê velocidade e consiga ganhar tempo, principalmente nesse período de estiagem, para que a gente consiga fazer os serviços de terraplanagem e pavimentação sem nenhum problema. Esperamos que isso cause um menor transtorno à população. Mas os transtornos são necessários para que a gente possa diminuir o tempo do usuário do transporte público, principalmente no trajeto casa-trabalho e trabalho-casa”, destacou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
O motorista Ramos dos Santos, 60 anos, costuma passar pela região e se mostrou animado com as novas possibilidades de acesso ao Eixo Monumental. “Vai beneficiar muito porque vai diminuir o engarrafamento e facilitar o acesso”, afirmou.
Para o gerente do posto Wildemberg Soares da Silva, 22 anos, as intervenções vão melhorar bastante o fluxo para a área central. “Vai ser melhor, menos tempo no trânsito, o que quer dizer que as pessoas vão chegar mais rápido ao trabalho e em casa”, comentou.
Serviço em etapas
A obra da Epig faz parte do projeto Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão de faixas exclusivas para o BRT ligando o Sol Nascente ao Plano Piloto, bem como a Avenida Hélio Prates à Epig e à Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até a área central de Brasília.
“É isso que Brasília precisa: desenvolvimento, infraestrutura, condições para que as pessoas possam trafegar de forma tranquila e melhoria no transporte público, dando mais agilidade para os moradores e trabalhadores que dirigem diariamente até o Plano Piloto”.
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal
Das seis etapas do conjunto de obras, o trecho 3 foi o primeiro a ser concluído. Trata-se do viaduto que faz a ligação da Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, com o Parque da Cidade, batizado oficialmente com o nome do engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, e inaugurado em outubro de 2023 após investimento de R$ 24,6 milhões.
Já o trecho 1, que está situado entre os viadutos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e do Setor Policial Sul, abrange implantação da pista do corredor exclusivo, construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
Localizado no intervalo entre o viaduto do Setor Policial Sul e a interseção entre Epig/Sudoeste/Parque da Cidade, o segundo trecho prevê a implantação do corredor exclusivo e a construção de três viadutos, além de instalação de ciclovias, serviços de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
A quarta etapa será executada no intervalo entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), onde será implantado corredor exclusivo, dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres. Além disso, ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
Da redação do Portal de Notícias
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