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DPDF: Mais de 3 mil atendimentos marcaram o 14º Dia da Mulher da Defensoria Pública

Ação foi realizada nesta segunda-feira (1º), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF, com oferta de serviços como orientação jurídica, exames de DN...


Ação foi realizada nesta segunda-feira (1º), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF, com oferta de serviços como orientação jurídica, exames de DNA e atendimento psicossocial.

A 14ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) prestou 3.098 atendimentos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação foi realizada nesta segunda-feira (1º), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF, no Setor Comercial Norte (SCN). 

“A iniciativa não apenas beneficia as mulheres, mas também fortalece a sociedade com a oferta de serviços que abordam questões jurídicas, necessidades sociais, psicológicas e econômicas das pessoas atendidas”.

Emmanuela Saboya, coordenadora do evento na DPDF

O Dia da Mulher da DPDF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, a ação é realizada no primeiro dia útil subsequente. Com esta edição, foram 20.426 atendimentos. A cada mês, novas parcerias são firmadas, com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco devido a fatores sociais e econômicos.

Serviços diversificados, ofertados por meio de parceria entre órgãos do GDF, foram oferecidos | Foto: Divulgação/DPDF

“A iniciativa não apenas beneficia as mulheres, mas também fortalece a sociedade com a oferta de serviços que abordam questões jurídicas, necessidades sociais, psicológicas e econômicas das pessoas atendidas”, reforça a coordenadora do evento, a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya.

A peruana Marlene Salcedo Cardenas, 73 anos, esteve na ação em busca dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Vim com a minha filha em busca de auxílio para complementar a nossa alimentação; nosso intuito é garantir a nossa segurança alimentar por meio do Dia da Mulher”, disse.

Serviços ofertados

No campo jurídico, a iniciativa ofertou atendimentos de conciliação e mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial. Participaram a Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz (Semed), o Núcleo de Assistência Jurídica de Santa Maria, o Núcleo de Assistência Jurídica de Iniciais e pelo Núcleo da Fazenda Pública da DPDF. Além disso, houve prestação de assistência psicossocial, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap).

Na área da educação, a iniciativa ofereceu vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio). A ação também contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizou cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). O Senac ofertou ainda, pela carreta beleza, serviços voltados à autoestima da mulher, como corte de cabelo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet) ofertou vagas de empregos e atendimento ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o programa Prospera (microcrédito).

Prevenção e apoio

Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também estiveram no evento. A Secretaria da Mulher do DF (SMDF) entregou kits e panfletos informativos, além de prestar orientações a mulheres vítimas de violência. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização e distribuiu materiais informativos.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), prestou apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. A Polícia Civil do DF (PCDF) ofertou, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), orientação e distribuição de cartilhas. A Polícia Militar do DF (PMDF) também esteve na ação, orientando sobre prevenção à violência doméstica e familiar.

Na área da saúde, as mulheres em situação de vulnerabilidade social contaram com mamografias, exames citopatológicos, serviços odontológicos e consultas com profissionais de enfermagem realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres de 30 a 49 anos. O Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) aferiu pressão ocular. Ainda na área da saúde, a Secretaria de Saúde do DF (SES), vacinação contra influenza e covid-19.

Cadastros

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD) disponibilizou o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de material informativo. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também participou do evento, com atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais.

Por sua vez, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), prestou serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 90 senhas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu água potável ao longo do evento.

Da redação do Portal de Notícias com informações da DPDF


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