Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Defensoria Pública conheceram a obra nesta sexta (12) e puderam ver a magnit...
Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Defensoria Pública conheceram a obra nesta sexta (12) e puderam ver a magnitude da obra pluvial que vai acabar com as enchentes na região central do Plano Piloto.
Nesta sexta-feira (12), servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Defensoria Pública do Distrito Federal visitaram o Drenar DF. O maior programa de escoamento e captação de águas pluviais, feito por este Governo do Distrito Federal (GDF), alcançou 7,5 km de escavação e montagem, além de mais de 3,5 mil metros de concreto projetado.
Os serviços são executados por empresas contrat
adas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e o investimento total da obra gira em torno de R$ 180 milhões. Com capacidade para armazenar até 96 mil m³ de água e volume útil de 70,2 mil m³, a bacia atuará para reduzir a pressão do volume que desemboca no Lago Paranoá e acabar com problemas crônicos de alagamento.
De um total de 7,7 km de túneis, 6,5 km na horizontal e 1 km vertical já foram escavados na obra subterrânea. De acordo com o diretor-técnico da Terracap responsável pela obra, Hamilton Lourenço, faltam apenas 1.300 metros de escavação horizontal e a escavação vertical está praticamente concluída.
“Vamos precisar fazer pequenas intervenções para abrir bocas de lobo e fazer as ligações já na parte central da cidade, então já estamos entrando nessa fase final de conclusão do projeto”, afirmou.
Por dentro dos túneis
A obra busca solucionar todos os alagamentos históricos de mais de 30 anos que acontecem na faixa da Asa Norte e acontecem principalmente nas quadras 201, 202, 402, 302 e 102, trazendo um sistema de drenagem robusto e definitivo. A construção conta com cerca de 105 poços de ataques verticais, com 60 trechos de até 230 metros já escavados totalmente.
Um ponto ressaltado por quem visita o Drenar DF é o fato de ser uma construção que acontece sem que a população perceba. “É mais uma obra que vai beneficiar todos aqui do Distrito Federal, com alcance social muito grande, além de ser um projeto de engenharia importante que a população às vezes não enxerga muito porque é subterrâneo. Brasília merece uma obra dessa magnitude”, ressaltou o superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante, durante a visita.
O superintendente de Operações do DER-DF, Murilo Santos, reforça que o sistema de drenagem também envolve as rodovias, e o Drenar DF traz um conhecimento para a equipe de engenheiros e arquitetos. “É uma obra que passa no coração de Brasília, portanto a gente não pode ter interferência no trânsito. Ela foi toda pensada nesse sentido subterrâneo, de forma que para quem transita por ali não há prejuízo algum”, observou.
Para o chefe da Unidade de Infraestrutura da Defensoria Pública do DF, Diogo Passos Oliveira, a visita foi uma oportunidade de ouro para trocar ideias e experiências no âmbito da engenharia, tanto da parte de manutenções quanto de infraestrutura urbanas.
“A obra está trazendo um marco para a cidade. A gente está falando de um problema de muitos anos e na hora que vemos o avanço das obras e o benefício que vai trazer para a população, a gente fica muito orgulhoso de fazer parte do mesmo complexo administrativo que o GDF e a importância do que está sendo implementado aqui para a população”, destacou.
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