Equipes de saúde ofereceram imunização contra gripe, COVID, tríplice viral e hepatite B, além de palestras de saúde bucal. Michelle Horovits...
Michelle Horovits, da Agência Saúde | Edição Edit Silva
A Cidade Estrutural recebeu na sexta-feira (05) e no sábado (06) a 32ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) que oferece serviços à população e dessa vez na Estrutural – Área Especial 08, Praça Central (em frente à Administração Regional). A Secretaria de Saúde participou do evento com uma equipe de 18 profissionais aplicando vacinas de influenza, COVID, tríplice viral e hepatite B, e houve vacinação para cães e gatos. Também teve orientação de enfretamento da dengue e outras arbovirores, prática de auriculoterapia, distribuição de kits odontológicos, palestras de orientação bucal e a pesagem de crianças para o acompanhamento do Bolsa Família.
A Gerente da Unidade Básica de Saúde 1 da Estrutural, Ana Carolina Areia, destaca a importância de continuar incentivando a vacinação, especialmente no inverno, para reduzir complicações, internações e mortalidade no público-alvo devido às infecções pelo vírus influenza. "Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas", explica.
Bruna Almeida de Gouveia Aguiar, moradora da Estrutural, trouxe os filhos Benjamim (4) e Evangeline (sete meses) para vacinar contra COVID e gripe. "Cheguei cedo para eles serem os primeiros na fila de vacinação. Eu sempre participo desses eventos para manter as vacinas deles em dia. Facilita muito ser perto de casa", comemora. Ela também elogia o trabalho da equipe da Unidade Básica de Saúde da Estrutural: "Os meninos também recebem acompanhamento com o pediatra do postinho, que sempre foi muito atento à saúde deles", conta.
Quem também aproveitou a oportunidade foi a mãe Tainane Martins, que trouxe a filha Alice (6) para se vacinar contra gripe. A moradora da região sempre aproveita os eventos do GDF Mais Perto do Cidadão para resolver problemas perto de casa. A filha Alice, que está na primeira série, ficou com medo da vacina, mas foi corajosa e recebeu a dose. "Todos os meus amigos da escola também foram vacinados na escola e eu também tinha que tomar", relatou.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos ressaltou que o evento é uma importante ação que aproxima a Secretaria de Saúde da comunidade. "Essas ações possibilitam o empoderamento das pessoas no sentido de terem acesso aos serviços promovidos pelo GDF.", afirma.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário