Ação mapeou as principais necessidades dos moradores para acesso a serviços públicos Karinne Viana, da Agência Saúde-DF Cerca de 60 famílias...
Ação mapeou as principais necessidades dos moradores para acesso a serviços públicos
Karinne Viana, da Agência Saúde-DF
Cerca de 60 famílias que moram em assentamentos localizados no Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN) receberam, na quarta-feira (24), atendimento de profissionais da Secretaria de Saúde (SES-DF). O objetivo da mobilização, que envolveu outras instituições, foi levar ações de saúde para a comunidade, além de mapear as principais necessidades dos moradores no acesso aos serviços públicos.
Kelwia Correia, 30 anos, mora no local há dez anos e celebrou a presença dos profissionais de saúde. “Minha mãe precisa muito de uma consulta, pois sente muita dor na perna. Ela não conseguia ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mas agora a UBS veio até ela, e isso é maravilhoso”, comemorou.
Na ação, foram oferecidos serviços de vacinação dos calendários infantil e adulto, consultas médicas com aferição de pressão, prescrição de medicamentos e encaminhamento para realização de exames e atendimento especializado. Além de médicos, foram mobilizados enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde (ACS).
“Realizamos o acompanhamento de todas as necessidades deles, que são diversas. Prestamos acolhimento, monitoramos suas situações e fazemos os encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, acompanhamos a solicitação de benefícios e intermediamos as suas demandas junto às equipes, para o atendimento nas UBSs”, explicou a assistente social da SES-DF, Alissandra Alves.
Isabela Ferreira, 30 anos, aproveitou para atualizar sua caderneta de vacinação e a do filho, Oliver Gael, de um ano e quatro meses. “Essa ação da saúde é muito boa para os moradores aqui do SAAN, pois nem sempre temos condições de ir até uma UBS. A vacinação é muito importante, principalmente para as crianças e os idosos”, disse.
Realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Cruzeiro Velho, a iniciativa contou com a parceria da Vigilância Ambiental, da Caesb, do Conselho Tutelar e do Exército Brasileiro. O gerente da UBS 2, Iratan Crisóstomo, destacou a importância desse apoio conjunto. “Essa parceria é importante para trazermos assistência e saúde para essa população vulnerável que necessita de apoio e estamos aqui para representar o Governo do Distrito Federal nessa missão”, afirmou.
O SAAN possui três assentamentos: Ocupação das Manilhas, Polimix e Vila de Catadores do Cerrado, sendo este último alojado de forma temporária. A principal fonte de renda das 60 famílias do local vem do recolhimento de materiais de recicláveis.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário