Club Bolivar Bandeira da Bolívia Resumo histórico do clube: O Club Boliva...
Club Bolivar Bandeira da Bolívia
Resumo histórico do clube: O Club Bolivar foi fundado em 12 de abril de 1925, por um grupo de amigos da classe média de La Paz. Diferente dos clubes da época, que batizavam as equipes que surgiam em inglês, seus fundadores optaram por o nome do novo clube ser grafado em espanhol. Na época, estava sendo celebrado o primeiro centenário da Bolívia. O grupo de amigos escolheu o nome para homenagear o General Simón Bolivar, herói nacional boliviano e de outras nações sul-americanas. Inicialmente, o Clube foi denominado Atlético Bolivar Literário Musical. Posteriormente, teve o nome reduzido para Atlético Bolivar e optaram pela cor azul celeste para ser utilizada em seus uniformes. Dois anos após sua fundação, filiou-se à La Paz Fútbol Association. A partir daí, o Bolivar começou a surgir como uma das equipes mais importantes do futebol de La Paz. Conquistou a Liga Amadora da entidade nos anos de 1932, 1937, 1939, 1940, 1941 e 1942. Na década de 1950, quando o futebol boliviano entrava na era semiprofissional, o Bolivar venceu mais dois títulos em 1950 e 1953. Nessa época, o destaque do time era o jogador Victor Ugarte, conhecido como “O Maestro” e considerado um dos melhores jogadores bolivianos de todos os tempos.
Victor Ugarte
Em 1956, aconteceu um dos maiores feitos da história do clube: aplicou uma goleada de 7 X 2 no River Plate da Argentina em um jogo amistoso realizado em La Paz.
7 X 2
Bolivar River Plate
A melhor campanha do Bolivar na Copa Libertadores da América ocorreu em 1986, quando o Clube boliviano chegou a semifinal. Na década de 2000, o Bolivar faturou cinco títulos nacionais e chegou pela primeira vez à final de uma competição organizada pela Conmebol, a Copa Sul-Americana de 2004. Em 2014, chegou a disputar uma semifinal da Copa Libertadores da América. O maior rival do Bolivar Club dentro da Bolívia é o The Strongest.
Maior rival do Club Bolivar
The Strongest
Uniforme Oficial do Bolivar Club – 2023
City Football Group
O Bolivar Club ostenta a condição de maior campeão boliviano e tradicional participante da Copa Libertadores da América, tendo 32 edições da competição continental. Tornou-se, no início de janeiro de 2021, um braço poderoso do City Football Group na América do Sul, que incrementará o planejamento do clube para 2025, ano de seu centenário. Os dirigentes do Grupo City anunciaram que o Bolivar Club terá uma das melhores estruturas da América do Sul. Dentre os objetivos a serem almejados estão: uma hegemonia do futebol local e totais condições técnicas e financeiras para disputar títulos em nível continental.
Ídolos:
Técnicos
Santiago Escobar Gustavo Quinteros Antônio Habas
Jogadores:
Milton Melgar Marco Etcheverry Francisco Costa
Localização: O Club Bolivar está sediado na localidade de La Paz, capital da Bolívia.
La Paz – Bolívia
Estádio: O Bolivar Club inaugurou seu estádio denominado Libertador Simón Bolivar em 1976. Como a sua capacidade é limitada, pois só pode receber 15.000 espectadores por questões estruturais, o Bolivar manda seus jogos com expectativa de maior público no Hernando Siles, que é o maior estádio do país, com capacidade para 42.000 pessoas.
Estádio Hernando Siles
Coluna do Vidal
Nenhum comentário