Saudosismo Copa do Mundo da FIFA 3ª Edição França - 1938 Campeão Vice-Campeão ...
Campeão Vice-Campeão
Itália Hungria
2º Título
Resumo Histórico da Copa do Mundo FIFA 1938: Três países se candidataram a sediar o torneio: Alemanha, Argentina e França. A Alemanha, que organizara os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, tinha o interesse de organizar mais um evento, com a finalidade de fazer propaganda do nazismo de Adolf Hitler. A Argentina esperava sua vez por um possível rodízio de continentes. As seleções da Alemanha e Argentina eram as favoritas à indicação. Mas, em agosto de 1936, o Congresso da FIFA se reuniu e resolveu homenagear os dirigentes da entidade Jules Rimet, já com 64 anos e Henri Delaunay, optando por realizar a Copa na França que era a 3ª opção. A decisão não foi bem recebida na América do Sul, pois acreditavam que as sedes seriam alternadas entre os dois continentes. Porém, foi o segundo torneio consecutivo a ser disputado no velho continente. Em razão disso, todas as Seleções Americanas (exceto Brasil e Cuba) boicotaram a Copa do Mundo de 1938, em solidariedade à Argentina. Esta foi a última Copa antes do início da Segunda Guerra Mundial. Dois países europeus ficaram fora da competição: a Espanha, por causa da eminente guerra, e a Inglaterra, por considerar a Copa do Mundo um torneio sem expressão. Tanto a Seleção Francesa, que sediou a Copa de 1938, como a Seleção Italiana, campeã da Copa de 1934, classificaram-se automaticamente para o torneio sem serem submetidas a jogos eliminatórios. A grande favorita para ganhar o título era a Seleção Italiana, que ostentava o título de Campeã Mundial Olímpica e mantinha a base de 1934.
(*) A Áustria foi anexada a Alemanha e não pode disputar a Copa do Mundo FIFA 1938, sendo substituída pela Suécia.
O sorteio para os confrontos foi realizado no dia 05 de março de 1938, no Salon d’Horioge em Paris, onde também foram definidos os cabeças de chaves:
Alemanha - Brasil - Cuba - França - Hungria - Itália
Suécia - Tchecoslovaquia
Oitavas de Final
Quartas de Final
Semifinal
Disputa da 3ª Colocação
Final
A Final da Copa do Mundo da FIFA de 1938 foi realizada no dia no Estádio Olímpico de Colombes, na cidade de Paris, com capacidade para 60.000 espectadores. Antes da partida final, Mussoline mandou um recado ao Capitão da Seleção Italiana Giuseppe Meazza: “vitória ou morte”. Após a conquista do título, o goleiro da Seleção Italiana Magiar Antal Szabo declarou: “sofri 4 gols, mas salvei a vida de 11 italianos” (referência a ameaça de Benito Mussoline). A Copa foi disputada no período de 04 a 19 de junho. Na final, a Seleção da Itália venceu a competição, sagrando-se bicampeã após derrotar a Seleção da Hungria pelo placar de 4 X 2. Em depoimento ao Museu da Imagem e do Som, o falecido jornalista João Saldanha, que viu o jogo final em Paris, disse que os italianos foram superiores, mantiveram a superioridade do jogo durante toda a partida e mereceram a vitória.
Estádio Olímpico de Colombes
Itália 4 X 2 Hungria
Escalações
Classificação Final da Competição:
Artilheiro da competição: Leônidas da Silva, da Seleção Brasileira, com 8 gols marcados.
Leônidas da Silva
Nenhum comentário