Dentre os serviços oferecidos, moradores tiveram atendimento clínico, testes rápidos e vacinação Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição:...
Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues
Ação organizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Ceilândia, na manhã desta quinta-feira (25), levou saúde e bem-estar para a comunidade do Sol Nascente. Em espaço cedido por entidade religiosa da região, médicos e enfermeiros da Diretoria Regional de Atenção Primária da Região Oeste (Diraps-OE) fizeram atendimentos. Ao todo foram atendidos 140 moradores.
A população era recebida em roda de conversa com orientações de saúde. Foram ofertados serviços de avaliação clínica, renovação de prescrições médicas, solicitação de agendamento para exames laboratoriais, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e agendamento para inserção de DIU, além de vacinação contra covid-19 e influenza. Uma equipe odontológica também orientava crianças e adultos sobre higiene bucal.
Para a gerente da UBS 1 de Ceilândia, Deisyelle Borba, a ação visa principalmente à população que não consegue se deslocar até a unidade. “Hoje nós trazemos saúde para um pouco mais perto das pessoas, saindo das limitações físicas da Unidade de Saúde. Queremos estar próximos da população que tem dificuldades de se locomover, os idosos. Aliás, esse grupo de hoje é um grupo específico, de hipertensos e diabéticos”, ressalta.
A professora Luzilene Tavares aproveitou os serviços oferecidos na vizinhança e levou as três filhas. “Eu vim fazer aqui uma medição de pressão, porque é muito importante esse cuidado com o nosso corpo, com a nossa saúde. Fiquei sabendo dessa campanha no Sol Nascente, próximo de casa, que é mais fácil de ir do que na UBS”, conta.
O enfermeiro da UBS 1 de Ceilândia, Chislonso Mendes, complementa que essas ações de Atenção Primária à Saúde (APS) garantem a integralidade dos serviços que são ofertados ao cidadão. “A APS é primordial para educar a população a mudar seus hábitos de vida. Quando nos focamos apenas no atendimento ambulatorial, dentro do consultório, não atendemos todas as reclamações da população”, avalia.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário