Projeto “Uscor Itinerante, Uma Proposta Integrada” visa promover uma gestão eficiente e íntegra Leyla Bilich, da Agência Saúde-DF | edição...
Leyla Bilich, da Agência Saúde-DF | edição Willian Cavalcanti
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) deu um passo importante no fortalecimento da gestão pública e garantia da qualidade dos serviços prestados à população. Por meio, da Unidade Setorial de Correição Administrativa (Uscor), a pasta deu início na última terça-feira (3) ao ciclo de workshops “Uscor Itinerante, Uma Proposta Integrada”, com objetivo de aprimorar a gestão, prevenir irregularidades e mitigar riscos.
No auditório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), foi o realizado o primeiro workshop do projeto, direcionado aos gestores da SES-DF. O evento foi marcado por debates e apresentações sobre temas relacionados à gestão pública na saúde, com foco na ética, na probidade e na prevenção de desvios de conduta.
A escolha dos assuntos abordados foi baseada em dados coletados entre março de 2023 e março de 2024. “Por meio da análise dos processos recebidos pela Uscor, foi possível identificar as inconformidades mais recorrentes em cada área”, explicou a chefe da Uscor, Liane Menezes.
O projeto “Uscor Itinerante” teve início em 2022, com a realização do 1º Seminário que teve como foco a conscientização e sensibilização dos gestores quanto à importância da integridade na gestão pública, apresentando o plano de ação do Subcomitê de Ética e Integridade. O sucesso da iniciativa motivou a sua continuidade em 2024, com a realização do ciclo de workshops que abordarão temas específicos relacionados à gestão da SES-DF.
“Conhecemos o cenário de 2022 e 2023, assim, pudemos atualizar nosso conhecimento dos problemas mais comuns e a recorrência de irregularidades. O objetivo principal é estar mais próximo dos gestores e encorajá-los aos atos de gestão”, afirmou a chefe da Uscor.
O projeto oferece orientações sobre tomadas de decisões assertivas e em conformidade com as normas vigentes, fomentando a cultura da probidade e da ética na gestão pública em saúde. Até dezembro, estão programados mais dez encontros nas Regiões de Saúde, em hospitais, na Administração Central da SES-DF (ADMC) e no Complexo Regulador em Saúde (CRDF). A iniciativa visa garantir que gestores de diferentes unidades da Secretaria tenham acesso à informação e ao conhecimento necessário para aprimorar a gestão em suas respectivas áreas e promover uma entrega qualificada ao usuário do SUS.
O controlador de Saúde da SES-DF, Rafael Carvalho, ressaltou a importância da proposta para fortalecer a comunicação entre a Controladoria e os gestores. “Ao realizarmos os workshops nas unidades de saúde, podemos entender as dificuldades e os desafios que os gestores enfrentam no dia a dia, e assim trabalharmos juntos para encontrar soluções”, afirmou. Segundo ele, por meio do debate, é possível construir soluções para problemas na gestão de pessoas a fim de impedir que pequenos conflitos atrapalhem a gestão e criem um clima ruim no trabalho, por exemplo.
O próximo workshop do ciclo “Uscor Itinerante” será realizado na Região de Saúde Norte, no dia 10 de julho, das 13h às 18h.
A expectativa é que o projeto tenha continuidade em 2025, abordando novos temas e aprofundando o debate sobre a importância da ética e da probidade na administração pública, demonstrando o compromisso da SES-DF com a gestão pública eficiente e íntegra.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário