Gestores, professores, coordenadores e estudantes das 786 escolas participantes podem contribuir até 5/9; avaliação inclui pesquisa on-line ...
Gestores, professores, coordenadores e estudantes das 786 escolas participantes podem contribuir até 5/9; avaliação inclui pesquisa on-line e visitas presenciais
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em colaboração com o Instituto Sonho Grande (ISG), está promovendo uma avaliação detalhada do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) nas 786 escolas estaduais que oferecem esta modalidade.
A pesquisa, que pode ser realizada on-line até o dia 5/9, envolve representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, e é direcionada a estudantes, professores, diretores escolares e ao coordenador-geral das escolas participantes.
O objetivo do Governo de Minas é reunir opiniões de diversos membros da comunidade escolar para avaliar a implementação do modelo de educação integral e identificar áreas para aprimoramento.
A Coordenadora-Geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho, destaca a relevância da pesquisa. “Os resultados orientarão as ações da Secretaria, para identificação e socialização de práticas bem-sucedidas e permitirão a adaptação das metodologias às necessidades identificadas pela comunidade escolar”, diz.
Formulários da Pesquisa
A pesquisa conta com quatro formulários distintos para cada segmento da comunidade escolar. Os participantes devem acessar o formulário correspondente ao seu perfil nos links abaixo:
Para garantir a validade dos dados, é essencial que cada escola EMTI participe e que cada segmento preencha o formulário apenas uma vez. Respostas duplicadas e preenchimentos múltiplos por um mesmo grupo não serão considerados. Os participantes têm a opção de salvar e retomar o preenchimento do formulário posteriormente, se necessário.
Um tutorial para esclarecimento de dúvidas e auxílio no preenchimento está disponível neste link.
Mobilização e Materiais de Apoio
A participação ativa das escolas é fundamental para o sucesso da pesquisa e para o aprimoramento do EMTI. Para incentivar a adesão, a SEE/MG disponibilizou materiais gráficos editáveis que podem ser utilizados pelas escolas. Os materiais estão acessíveis neste link.
Visitas presenciais
Além da pesquisa digital, uma equipe do Instituto Sonho Grande realizará visitas presenciais a algumas escolas para obter um panorama mais detalhado. As datas e horários das visitas serão comunicados pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) responsável pela escola.
Serão visitadas as Escolas Estaduais Deputado Renato Azeredo, em Contagem; E.E. José Amâncio dos Santos, em Igarapé; E.E. Presidente Antônio Carlos e E.E. José Bonifácio, em Belo Horizonte; E.E. Luiz de Mello Vianna Sobrinho, em Conselheiro Lafaiete; E.E. Padre Antônio Vieira, em Santos Dumont; E.E. Professor Milton Campos, em Coronel Pacheco; E.E. Quinzinho Inácio, em Viçosa; E.E. Santo Agostinho, em São Francisco do Glória; e E.E. José Martins Drummond, em Dionísio.
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalhou no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
Nenhum comentário