O Governo de Minas investe em ações de preparação para o exame; a aplicação dos testes será destinada aos estudantes do 3° ano do ensino mé...
O Governo de Minas investe em ações de preparação para o exame; a aplicação dos testes será destinada aos estudantes do 3° ano do ensino médio e EJA.
O teste começou a ser aplicado na quinta-feira (29/8) para potencializar a preparação dos estudantes para o exame, focado num dos pontos mais importantes: a produção de texto dissertativo-argumentativo.
“É muito importante o envolvimento das nossas escolas nas ações de preparação para o Enem. Nesse momento, estabelecemos uma proposta e um trabalho para o Projeto de Vida dos estudantes”, afirma a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.
O simulado busca seguir os mesmos moldes de realização da prova do Enem, para que os estudantes se familiarizem com a experiência do exame. As escolas da rede têm até o dia 6/9 para aplicar o teste, considerando o prazo de upload das redações na plataforma.
Correção do teste
A correção da redação, assim como na primeira edição, será feita por Inteligência Artificial (IA), utilizando um sistema que reconhece o texto manuscrito a partir de uma foto. A ferramenta atribui a nota com base nas competências exigidas no Enem e fornece uma avaliação detalhada sobre o desempenho de cada aluno, garantindo agilidade nos resultados e retornos precisos.
Expectativas e preparação para o Enem
“Essas ações de preparação são muito importantes. Aqui na escola apenas recentemente passamos a ter esse apoio pro exame. Nós temos parâmetro se realmente estamos aprendendo a fazer redação. No próprio aplicativo do Estudo Play temos um bom suporte, com repertórios socioculturais que podem ser usados na escrita”, comenta o estudante Bernardo Sabino, da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, em Santa Luzia.
Maratona Enem
Em maio deste ano, o Governo de Minas realizou a primeira edição do simulado do Enem, que contou com a participação de aproximadamente 152 mil estudantes da rede estadual. No início do mês de agosto também foi aplicado o primeiro Teste de Redação, que teve a participação de cerca de 185 mil estudantes do 3° ano do ensino médio e do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além dos simulados e testes de redação, a SEE/MG, em parceria com a Estudo Play, tem realizado aulões presenciais e aulas on-line. A iniciativa faz parte da Maratona Enem, que conta também com aulas ao vivo direcionadas à revisão de conteúdo do exame.
Elas são transmitidas ao vivo das 14h às 17h nos canais do Youtube da Estudo Play e da SEE/MG. Os estudantes podem acessar pelo site ou pelo aplicativo, garantindo praticidade e acessibilidade a todos.
Resultado
O primeiro simulado geral de preparação para o Enem trouxe resultados excelentes. Dados obtidos por meio do teste mostraram que mais de 60% dos participantes têm pontuação suficiente para garantir uma vaga em universidades públicas do estado, o que representa mais de 95 mil estudantes do ensino médio da rede pública, alcançando o sonho do ensino superior.
Com os resultados dos novos testes também será possível acompanhar de perto a evolução dos alunos e, individualmente, tomar as medidas necessárias para aumentar ainda mais as chances de aprovação no Enem.
Da redação do Portal de Notícias
Carlindo Medeiros
https://www.cladvocaciadf.com.br/
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalhou no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
Nenhum comentário