Inscrições para o I Concurso Distrital de Queijos Artesanais começam nesta quinta-feira (1°) Organizado pela Emater-DF, concurso objetiva ...
Inscrições para o I Concurso Distrital de Queijos Artesanais começam nesta quinta-feira (1°)
Organizado pela Emater-DF, concurso objetiva divulgar e valorizar a produção de queijos artesanais do DF e Ride
Para divulgar, promover e estimular a produção local de queijos artesanais, será realizado o I Concurso Distrital de Queijos Artesanais de Produtores Rurais. Organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o concurso conta com a parceria do Teta Cheese Bar e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). As inscrições começam nesta quinta-feira (1º) e seguem até o dia 15 de agosto.
Segundo o técnico em agroindústria da Emater-DF Paulo Alvares, o concurso vai “colocar os queijos artesanais no radar dos consumidores. O DF possui queijos artesanais muito bons, premiados e ainda não premiados, que poderiam acessar o mercado nacional e internacional e que ficam com a comercialização ainda limitada dentro da propriedade”.
O concurso acontecerá no dia 28 de setembro, às 7h, no Teta Cheese Bar. Serão avaliadas quatro categorias de queijo: queijo fresco de leite de vaca; queijo maturado de leite de vaca; queijo fresco de cabra, de ovelha e de búfala e queijo maturado de cabra, de ovelha e de búfala. Cada participante pode inscrever mais de um produto dentro de uma categoria, sendo permitido no máximo três por categoria. Serão avaliados critérios como apresentação externa, cor, textura, consistência, odor e sabor.
São considerados queijos artesanais aqueles elaborados seguindo técnicas de processamento prioritariamente manuais executadas por ele ou por quem domina integralmente o processo. Os queijos devem ter fabricação individualizada, manter a singularidade nas características tradicionais, culturais ou regionais.
Por meio do concurso também pretende-se incentivar a regularização dos produtos e de novos estabelecimentos agroindustriais, além de identificar queijos de qualidade que possam ser inseridos na Rota do Queijo Artesanal, projeto de turismo rural em desenvolvimento. “Por mais que tenha queijos vencedores em concursos, os produtores não podem fazer essa divulgação nos seus produtos caso não sejam registrados pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura. Assim, percebendo que seus queijos tem potencial para comercialização, esperamos que os produtores nos procurem para receber orientações sobre o processo de registro”.
Para participação no concurso é preciso ter mais de 16 anos, ser produtor de queijo do DF ou RIDE, com produção própria da matéria prima. Para inscrição, basta ler o regulamento e depois acessar o link https://forms.gle/
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da ASCOM da
|
Nenhum comentário