Como parte da programação do GDF Mais Perto do Cidadão, serviços também incluíram vacinação de cães e gatos Larissa Lustosa, da Agencia Saúd...
Como parte da programação do GDF Mais Perto do Cidadão, serviços também incluíram vacinação de cães e gatos
Larissa Lustosa, da Agencia Saúde-DF | Edição: Agência Brasília
Na sexta-feira (16) e sábado (17), a Secretaria de Saúde (SES-DF) levou vacinação, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e práticas integrativas para a população de Planaltina, durante a 34ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão. Além disso, os moradores também tiveram a oportunidade de levar seus cães e gatos para vacinação anti-rábica.
Durante os dois dias de evento, a pasta ofereceu o calendário vacinal adulto e infantil, assim como orientações de saúde bucal e demonstrativos da produção do Centro de Práticas Integrativas (Cerpis) de Planaltina - tinturas e xaropes de guaco, gel de erva baleeira e demais dicas sobre saúde. Nesses dois dias foram aplicados cerca de 120 testes rápidos e 90 doses de vacinas.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, presente ao evento, disse aos presentes que: “a Secretaria de Saúde tem um olhar muito especial para a Região Norte, estamos aumentando a força de trabalho, realizando a revitalização do Hospital Regional de Planaltina. A nossa Secretaria está contratando pediatras para atender essa tão importante demanda da população da região. O GDF Mais Perto do Cidadão é importante para vacinar a população e animais, promover ações extramuros.” A secretária elogiou a atuação pública da vice-governadora, Celina Leão e da secretária de Justiça, Marcela Passami, durante esse evento.
A moradora da região, que sempre carrega seus documentos, receituários e cartão de vacina, Luciene da Silva, 55, aproveitou o evento para atualizar o cartão de vacinação. Ela, que tem diabetes e hipertensão, está sempre cuidando da própria saúde, disse: “tenho medo de, em alguma emergência, me passarem alguma medicação errada, por isso ando sempre com todos documentos importantes”. E acrescentou: “Fiquei sabendo do evento em um grupo de rede social e decidi vir. Acho esses eventos muito bom”.
Para a gerente do Cerpis da região, Sandra Brusasco, esse tipo de evento é uma oportunidade para levar serviços de saúde para a população que não tem disponibilidade em outros dias da semana. “É um evento muito importante, com a oferta de muitos serviços. Se puderem vir, a população está sempre convidada”, chamou.
Além da oferta de serviços de saúde, a ação disponibiliza atendimento do Na Hora, da Sejus e também da Polícia Civil. A dona Maria Francisca Santos, 61, foi orientada pela filha a buscar o evento para resolver as questões dos benefícios sociais e aproveitou para se vacinar. “É um evento muito bacana. Vim ver uma coisa e aproveitei para ver outra, e me vacinei”, declarou.
Edições anteriores
Instituído em 2023 por meio do Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como Justiça e cidadania, Saúde, Cultura e Educação, além de Esporte e Lazer, entre outros.
As edições anteriores já passaram por Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário