Capital adotou o referencial como padrão curricular, promovendo uma educação mais inclusiva e alinhada com as diretrizes estaduais. A Secret...
Capital adotou o referencial como padrão curricular, promovendo uma educação mais inclusiva e alinhada com as diretrizes estaduais.A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) instituiu, no Diário Oficial do Município de 21/8, o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) como o referencial curricular para a rede municipal de ensino.
A medida marca um avanço significativo na educação da cidade, alinhando o currículo local com os princípios e diretrizes já estabelecidos a nível estadual.
O Currículo Referência de Minas Gerais é um documento estruturado com base nas normas da Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), no Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).
Seu principal objetivo é orientar a elaboração dos planos e ações educacionais no estado, oferecendo um padrão curricular que respeita e valoriza as diversas culturas e tradições locais.
Desenvolvido em colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), o CRMG visa consolidar um Sistema Integrado de Educação Pública (Siep), com o intuito de assegurar uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes, independentemente da rede de ensino.
“A unificação curricular do município de Belo Horizonte com a rede estadual é de extrema importância quando pensamos no respeito à regionalidade, já que o Currículo Referência traz isso. Muitas vezes o estudante e o professor do município de Belo Horizonte migram entre as redes, então temos um fortalecimento, uma aprendizagem mais sólida a partir do momento em que temos um currículo único”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Sobre o Currículo Referência de Minas Gerais
Desde sua implementação nas escolas estaduais, o CRMG trouxe várias melhorias. Para o ensino médio, por exemplo, introduziu uma abordagem de educação integral que promove o protagonismo dos estudantes e a elaboração de seus projetos de vida, permitindo-lhes escolher componentes curriculares conforme seus interesses e objetivos futuros.
O currículo é composto pela Formação Geral Básica, alinhada com as exigências da Base Nacional Comum Curricular, e pelos Itinerários Formativos, que permitem a personalização do aprendizado.
Inclui ainda componentes específicos para atender às necessidades da Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola.
O desenvolvimento do CRMG envolveu uma estrutura colaborativa complexa, composta por uma Comissão Estadual, um Comitê Executivo, uma Coordenação Técnica e diversos Grupos de Trabalho.
Profissionais de diferentes áreas e regiões do estado participaram ativamente de discussões e revisões, incluindo o Dia D, um evento que promoveu a integração das escolas com a Base Nacional Comum Curricular e permitiu a contribuição para o currículo preliminar.
A versão final do documento incorporou as contribuições de escolas e especialistas, além de ouvir entidades parceiras como o Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).
Impacto nas práticas pedagógicas
A implementação do Currículo Referência de Minas Gerais como referência curricular representa um marco significativo no sistema educacional municipal.
Com foco na personalização do ensino e no protagonismo dos estudantes, o novo currículo vai envolver mais os estudantes em seu processo de aprendizagem e prepará-los melhor para os desafios futuros.
A adoção do CRMG na cidade é um passo para uma educação mais inclusiva e eficiente, que promova um ambiente educacional mais coeso e adaptado às necessidades de todos os alunos.
A SEE/MG conta com um site repleto de informações sobre o Currículo Referência de Minas Gerais para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Neste link, é possível acessar o documento completo com a apresentação dos direitos de aprendizagem e das habilidades essenciais que precisam ser desenvolvidas em cada etapa da educação básica, o processo de elaboração do documento e diversos cursos de formação. Da redação do Portal de Notícias
Carlindo Medeiros
https://www.cladvocaciadf.com.br/
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalhou no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
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