Ao longo desses 20 anos, a Adasa se tornou uma referência nacional e internacional | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília Celebração ocorrer...
Ao longo desses 20 anos, a Adasa se tornou uma referência nacional e internacional | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Celebração ocorrerá, nesta quinta-feira (12), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Para celebrar os 20 anos de atuação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), completados no dia 2 de setembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará, na quinta-feira (12), às 10h, uma sessão solene em homenagem às duas décadas de operação do órgão regulador.
No mesmo dia, a Adasa promoverá, em sua sede, na antiga Rodoferroviária de Brasília, uma missa de ação de graças, realizada pelo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Ferreira, seguida da inauguração da Galeria da Diretoria Colegiada, que contará com imagens dos cinco diretores-presidentes e dos 14 diretores que fizeram ou fazem parte da gestão da Agência.
Ao longo desses 20 anos, a Adasa se tornou uma referência nacional e internacional. Por meio da excelência na regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico no Distrito Federal, e da gestão eficiente dos recursos hídricos – incluindo o enfrentamento da crise hídrica vivenciada entre 2016 e 2018 – a Agência conquistou um dos 35 assentos no quadro de governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). Além disso, a Adasa se destaca como a única agência infranacional a receber o prêmio da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), o mais importante reconhecimento nacional na área de regulação.
Entre os marcos na trajetória da agência, estão a elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH) e a criação das taxas de fiscalização sobre os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e dos usos dos recursos hídricos no DF (TFS e TFU). A Agência também foi a primeira no país a estabelecer metodologias para a revisão periódica das tarifas dos serviços de água e esgoto e se sobressaiu por ser pioneira ao regular o lançamento de águas pluviais em corpos hídricos e, consequentemente, os serviços públicos de drenagem urbana.
A chegada dos servidores aprovados no primeiro concurso da agência, em 2009, e a incorporação dos novos profissionais selecionados no segundo concurso, realizado em 2022, demonstram o compromisso da instituição com o fortalecimento do serviço público.
Atualmente a Diretoria Colegiada da Adasa é composta pelo diretor-presidente, Raimundo Ribeiro, e pelos diretores Vinicius Benevides, Felix Palazzo, Apolinário Rebelo e Rogério Rosso.
*Com informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)
Nenhum comentário