Promovida pela Abracopel com a parceria da Cemig, iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos de acidentes de origem elétrica...
Promovida pela Abracopel com a parceria da Cemig, iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos de acidentes de origem elétrica.
A Cemig e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) realizam, nesta semana, a premiação dos estudantes mineiros vencedores da etapa regional do 13º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo sobre segurança no uso da eletricidade.
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes de origem elétrica e criar multiplicadores para disseminar o tema na sociedade.
Os eventos de premiação começam nesta segunda-feira (23/09) na Escola Municipal Geralda de Assis Freitas, em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, que pelo segundo ano consecutivo destacou-se como a cidade com o maior número de estudantes inscritos no concurso - foram quase 2 mil inscrições, e também registrou o maior número de trabalhos classificados. O encontro vai reunir representantes de todas as escolas do município.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), uma aluna do Colégio Santa Maria Minas, de Nova Lima, alcançou a segunda posição na etapa nacional do concurso. Ela havia sido vencedora da etapa regional na categoria Vídeos.
Segundo Antônio Cesar Limas Santos, gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, a participação em todas as edições do concurso, desde seu lançamento em 2012, reforça o compromisso da companhia de tratar a segurança como valor inegociável.
“Quando incentivamos crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema, estamos formando uma geração de pessoas comprometidas com a segurança e conscientes dos riscos associados ao uso da eletricidade. Isso é fundamental para garantir um futuro sem acidentes e os impactos sociais negativos que eles podem acarretar", afirma.
Nesta 13ª edição, foram 5 mil trabalhos inscritos na área de concessão da companhia, nas três categorias: Desenho, Redação e Vídeo. “Um ponto interessante na premiação deste ano é que somente meninas foram premiadas. É a primeira vez em 13 anos que isso acontece”, revela o especialista da Cemig.
Para o engenheiro Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, o projeto tem um cunho totalmente ligado à responsabilidade social, pois ao conscientizar toda a sociedade dos riscos que a eletricidade oferece, pode contribuir para reduzir os acidentes de origem elétrica, consequentemente reduzindo as mortes desta natureza.
“A Cemig compreende a necessidade de estar junto deste projeto desde o início e colhe frutos juntamente com a Abracopel. Cada criança conscientizada multiplica por seis a informação da eletricidade segura. Nestes 13 anos de parceria, certamente milhares de mineiros tiveram suas vidas preservadas", afirma.
Trabalhos premiados
Na categoria Desenho 1, a vencedora foi Alícia Manuella Ludgero da Silva, da Escola Municipal Professor Rafael Magalhães, de Itajubá, no Sul do estado. O desenho de Alícia foi vice-campeão na etapa nacional do concurso.
A campeã da categoria Desenho 2 também veio do Sul do estado: Monique Souza Félix, da Escola Municipal Luiz de Mello Viana Sobrinho, da cidade de Paraguaçu.
Nas categorias Redação 1 e 2, destacaram-se alunas da região Oeste: Lara Carvalho Santos - estudante de Divinópolis, e Laisa Lena Silva de Brito, de Nova Serrana.
Vencedora da etapa regional na categoria Vídeos, a aluna Cristina Rodrigues Vasconcelos, do Colégio Santa Maria Minas, da cidade de Nova Lima, também alcançou a segunda posição na etapa nacional do concurso.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário