Seleção pelo Enare oferece possibilidade de ingresso em uma das principais formadoras de profissionais da saúde no país. Referência entre as...
Seleção pelo Enare oferece possibilidade de ingresso em uma das principais formadoras de profissionais da saúde no país.
Referência entre as instituições formadoras na saúde pública, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) participa novamente do Exame Nacional das Residências em Saúde (Enare 2024-2025).
Estão abertas, até segunda-feira (9/9), as inscrições para 279 vagas em diversas especialidades e áreas de atuação. Para se inscrever, basta acessar o site oficial.
Uma das principais missões institucionais da Fhemig é contribuir na formação de especialistas, com o objetivo de qualificar profissionais para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta edição, a Fhemig oferece 223 vagas para residência médica, distribuídas em 57 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 21 especialidades, 17 áreas de atuação e um ano opcional.
Ao todo, 12 unidades assistenciais estão incluídas no programa: oito na capital e quatro nos municípios de Barbacena, Juiz de Fora e Patos de Minas.
Já para a residência em área profissional da saúde, a instituição oferece 56 vagas em seis programas autorizados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CRNMS), em quatro áreas de concentração, distribuídas em seis unidades assistenciais: cinco em Belo Horizonte e uma em Patos de Minas.
A prova está prevista para 20/10. Em caso de dúvidas específicas sobre os programas oferecidos pela Fhemig, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (31) 3915-9139 ou pelo e-mail residencia@fhemig.mg.gov.br.
Padrão ouro
Para a coordenadora de Residência em Saúde da Fhemig, Elaine de Andrade Azevedo, as residências são o padrão ouro da formação de especialistas no país, contribuindo para a potencialização e qualificação do cuidado.
“A Fhemig se destaca como uma instituição comprometida em proporcionar um ambiente de aprendizagem que combina um corpo docente assistencial – com vasta experiência técnica – com cenários de prática de excelência, colaborando para a formação de especialistas altamente qualificados para atuação no SUS”, ressalta.
O primeiro programa de residência médica da Fhemig foi o de psiquiatria, no Instituto Raul Soares, aberto em 1968, apesar da formalização da residência médica no Brasil ter ocorrido quase dez anos mais tarde, com a publicação do Decreto nº 80.281 de setembro de 1977.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário