Foco no cliente é uma das principais diretrizes do planejamento estratégico da companhia Com mais de 9 milhões de consumidores, o que repres...
Foco no cliente é uma das principais diretrizes do planejamento estratégico da companhia
Com mais de 9 milhões de consumidores, o que representa 20 milhões de pessoas, a Cemig aproveita o Dia do Cliente, celebrado no Brasil em 15/9, para listar alguns dos principais benefícios que oferece à população mineira presente nos 774 municípios que a companhia atende no estado.
Com o maior investimento da história da companhia em andamento, canais digitais modernos e ágeis, ampla rede de atendimento via TSEE, além do Programa de Eficiência Energética, a Cemig procura manter a população bem-informada dos seus direitos e deveres, bem como dos benefícios oferecidos pela companhia.
“Uma das empresas mais tradicionais de Minas Gerais, a Cemig está presente em todos os momentos na vida dos mineiros, desde o acionamento de uma lâmpada ou a força motriz que impulsiona o desenvolvimento econômico do estado. Dessa forma, é importante que a população conheça os benefícios que a companhia está entregando para os nossos clientes”, salienta Rosano Figueiredo, supervisor de Relacionamento com Clientes da Cemig.
1 – Maior investimento da história da companhia
Atualmente, a Cemig executa o maior plano de investimento da história da empresa. O montante, de cerca de R$ 50 bilhões no período de dez anos – entre 2019 e 2028. Os recursos estão sendo aplicados majoritariamente em Minas Gerais, sendo que, do total previsto, R$ 33,2 bilhões serão investidos na concessão de distribuição, que atende 774 municípios mineiros. Até 2023, R$ 13,6 bilhões foram destinados e, somente no primeiro semestre de 2024, mais de R$ 2,4 bilhões foram empenhados na melhoria das instalações no estado.
Outro destaque do plano de investimento é a construção de 200 subestações em dez anos, que vai ampliar em 50% o número dessas instalações que a Cemig havia levado 70 anos para implantar. Além disso, as novas instalações vão dar mais estabilidade e ampliar a oferta de energia da companhia, beneficiando diretamente mais de 20 milhões de pessoas em Minas Gerais.
Outro desafio que o investimento pretende superar é conversão de redes elétricas rurais monofásicas em redes trifásicas. A modernização será realizada em 30 mil quilômetros de linhas. O setor de agronegócio será bastante beneficiado em Minas Gerais, o que deve contribuir para a geração de emprego e renda para os mineiros e mineiras.
2 – Canais digitais dão mais comodidade e agilidade aos clientes
A Cemig está ampliando sua presença digital e oferecendo cada vez mais possibilidades de os consumidores realizarem solicitações sem sair de casa. Somente no primeiro semestre de 2024, a empresa realizou 66 milhões de atendimentos, sendo que 46 milhões foram em ambientes digitais.
Os clientes da companhia podem solicitar serviços por meio do Aplicativo Cemig Atende ou pelo portal Cemig Atende no site da empresa, além de outras possibilidades como no aplicativo WhatsApp (número 31-3506-1160).
3 – Mais de 1 milhão de clientes têm desconto de até 65% na conta de energia pela Tarifa Social
Cerca de 1,4 milhão de clientes da Cemig são beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e possuem descontos na conta de luz que podem chegar a até 65%. A iniciativa é destinada às famílias cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal, CadÚnico e/ou Benefício de Prestação Continuada - BPC. Desde janeiro de 2022, com a regulamentação da Lei 14.203/2021, as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) que têm direito ao benefício da TSEE, quando identificadas pela distribuidora, são automaticamente cadastradas, sem a necessidade de solicitação pelo cliente.
Somente no ano passado, os clientes da Cemig inscritos na TSEE tiveram, ao todo, descontos de R$ 405 milhões na conta de energia, um aumento de 26% se comparado a 2022, quando R$ 319 milhões foram destinados pelo programa. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são 340 mil beneficiados, mas o potencial de clientes que podem ser contemplados e ainda não recebem o desconto na RMBH pode somar mais 265 mil consumidores a essa conta.
4 - Mais de 80 mil famílias beneficiadas em ações para evitar o desperdício de energia
O Programa de Eficiência Energética da Cemig (PEE) deve superar 80 mil instalações de clientes beneficiadas em 2024, com ações que visam substituir equipamentos energicamente obsoletos e conscientizar sobre o uso seguro e racional da energia elétrica. Para realizar todas essas ações, o PEE da companhia vai destinar cerca de R$ 102 milhões para projetos em toda a área de concessão da empresa.
A iniciativa tem o objetivo de substituir equipamentos ineficientes por outros mais modernos, atuando em hospitais, escolas públicas, comunidades de baixa renda e na iluminação pública de municípios, dentre outras ações na sociedade mineira. A companhia estima que estas ações impactem mais de 1,5 milhão de mineiros somente neste ano.
Essas ações têm como objetivo reduzir o consumo de energia e sua demanda em horário de pico do sistema elétrico, além de contribuir para a redução das faturas de energia elétrica de instituições filantrópicas, hospitais, prédios públicos e clientes residenciais de toda a área de concessão da Cemig Distribuição.
Somente em 2024, já foram atendidos 185 municípios com ações educacionais e de substituição de equipamentos. Com mais de R$ 40 milhões investidos, as ações do programa também contribuem fortemente para evitar a emissão de CO2 na atmosfera que seriam produzidos para gerar toda a energia que foi economizada pelo programa, sendo mais de 667 toneladas de CO2 para este mesmo período.
Além disso, somente em 2024, a iniciativa já substituiu 70 mil lâmpadas de clientes em 45 mil residências de (20 cidades) mineiras.
Nenhum comentário