Serão destinados R$ 382 milhões para aquisição de veículos pelas concessionárias, melhorando a qualidade de transporte diário para mais de 5...
Serão destinados R$ 382 milhões para aquisição de veículos pelas concessionárias, melhorando a qualidade de transporte diário para mais de 500 mil pessoas.
"Este é um momento extremamente importante e feliz para a região metropolitana, que vai receber esses novos ônibus para o transporte coletivo", disse o governador Romeu Zema.
Os valores investidos fazem parte dos rendimentos do recurso do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
A previsão é a de que os primeiros veículos comecem a ser entregues ainda em 2024. O acordo para a destinação dos recursos na aquisição dos ônibus foi enviado para homologação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).
Para o governador Romeu Zema, o serviço será melhorado, seguindo a lógica do que está sendo feito em outras áreas no estado.
“Trata-se de um acordo que visa melhorar o serviço público. Uma lógica muito semelhante àquela que utilizamos na própria construção do Acordo de Brumadinho, em que os recursos vieram para construção e reforma de hospitais, para o saneamento, entre outros. Na minha opinião, essa lógica funciona muito bem porque em vez de debater valores, o que se discute é quando o público vai receber um serviço melhor”, acrescentou o governador.
Renovação
Além dos 600 novos veículos, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumem o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025. Com a entrada dos novos veículos em operação, haverá redução da idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para 6 anos até o final de 2025.
“Estamos falando de um serviço que atende mais de 500 mil pessoas por dia. Quase todos podem dizer que estão andando hoje em ônibus que não têm o conforto necessário. E todos nós que rodamos em Belo Horizonte sabemos como é a emissão de fumaça pelos ônibus”, destacou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.
"Teremos viagens sem interrupção por problemas mecânicos, maior conforto e uma diminuição considerável da poluição, já que os novos motores, seguindo as regras estabelecidas no acordo, são 75% menos poluentes do que os dos ônibus antigos", detalhou Professor Mateus.
Foi definido, ainda, que será levada em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.
Mais ônibus
O processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação.
Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.
Carlindo Medeiros
https://www.cladvocaciadf.com.br/
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalhou no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
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