Conselho Estadual de Controle Interno chega a cem membros, promovendo o apoio entre Estado e Municípios no setor. O Conselho Estadual de Con...
Conselho Estadual de Controle Interno chega a cem membros, promovendo o apoio entre Estado e Municípios no setor.
O Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG) acaba de atingir o marco de cem membros. Fundado no final de 2023, o conselho está presente em 89 municípios mineiros e reúne integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.
Capitaneado pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), o Coneci-MG foi instituído com o objetivo de fortalecer o sistema de controle interno mineiro, cujas funções vão desde a auditoria interna governamental, correição, transparência, integridade e ouvidoria.
Hoje, o sistema de controle interno dos municípios brasileiros apresenta nível intermediário ou inferior de estruturação. No Sudeste do país, esse desafio é ainda maior, dado ao elevado número de municípios de pequeno porte que, normalmente, apresentam baixa capacidade financeira e técnica, gerando obstáculos para exercerem seus papeis de controle de forma autônoma e efetiva.
“Fazem parte do Coneci-MG os municípios mais populosos e com as maiores arrecadações do estado, como Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora, cidades que possuem controles robustos e estruturados. Ao mesmo tempo, recebemos municípios menores, como Araçaí, que conta com pouco mais de 2 mil habitantes”, comenta o controlador-geral e atual presidente do Coneci-MG, Rodrigo Fontenelle.
“Por meio da cooperação, do trabalho articulado e do compartilhamento de informações, Estado e Municípios se apoiam mutuamente. Essa parceria é essencial para que possamos superar disparidades e alavancar o desenvolvimento econômico e social em Minas Gerais”, conclui Fontenelle.
Avanços
Servidores das cidades de Belo Horizonte, Manhuaçu, Uberlândia, Curvelo e da região do Vale do Lítio receberam aprimoramento profissional gratuito promovido pelo Coneci-MG e instituições parceiras.
Com turmas presenciais, a iniciativa teve como objetivo disseminar conhecimento e boas práticas de governança e gestão pública.
Nos meses de agosto e setembro o conselho realiza, pela internet, o Ciclo de Capacitações voltado aos agentes públicos estaduais e municipais. Até o momento, a CGE já emitiu mais de 3 mil certificações em temáticas diversas como emendas parlamentares, gestão patrimonial, aplicação da lei anticorrupção e outros.
O Ciclo de Capacitações está com vagas abertas e as inscrições podem ser realizadas neste link.
Sobre o conselho
O Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG) é uma associação de direito privado que reúne controles internos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios mineiros. Mais informações estão disponíveis no portfólio do conselho.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário