Foto: Divulgação/Semob O transporte público DF receberá mais uma remessa composta por 90 novos ônibus. Do total de 377 ônibus previstos para...
Foto: Divulgação/Semob
O transporte público DF receberá mais uma remessa composta por 90 novos ônibus. Do total de 377 ônibus previstos para a renovação da frota da empresa Marechal, 78 veículos já foram entregues e estão em operação.
Nesta semana, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está acompanhando de perto a fabricação das unidades restantes. Os veículos Volvo B320R estão sendo fabricados em Botucatu (SP). Os novos ônibus possuem motor com a especificação Euro 6 e são equipados com suspensão com sistema de “ajoelhamento”, que facilita o embarque e desembarque dos passageiros, melhorando a acessibilidade no transporte.
A empresa Marechal é a responsável pelo funcionamento das linhas do transporte público coletivo nas regiões de Taguatinga, Guará, Águas Claras, Ceilândia e Park Way. Ao todo, são 144 linhas e também é responsável pela utilização de 478 veículos. A região (área 4) é responsável e gera cerca de 3,2 milhões de acessos mensais. São 145 mil passageiros em dias úteis. Mais linhas, mais viagens.
Dos 78 veículos entregues em agosto, 22 são micro-ônibus que operam as novas linhas do serviço de transporte de vizinhança (zebrinha). Além de ampliar a linha 0.008 de Águas Claras, os zebrinhas estão atendendo os passageiros das linhas 959.2 e 959.3, que rodam em Arniqueira e também foram ampliados em Taguatinga para operar no centro da cidade.
Todos os novos ônibus da Marechal possuem ar condicionado, motor Euro 6 (menos poluentes) e possuem elevação para acesso das pessoas com deficiência, são carros com avanço tecnológico e conforto.
Desde 2019 a frota de ônibus do sistema de transporte público do DF passa por renovação e ampliação, contando atualmente com 2.914 veículos.
A média de idade da frota de ônibus do DF é de apenas três anos. É a maior frota de ônibus Euro 6 do país. A tecnologia desses ônibus contribui para a qualidade do ar e preservação do meio ambiente, com menos 80% de gases e menos 50% de partículas poluentes.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário