Saudosismo A.A. Portuguesa – RJ Zebra Mascote da Portuguesa Fundação: 17...
Saudosismo
A.A. Portuguesa – RJ Zebra Mascote da Portuguesa
Fundação: 17 de dezembro de 1924, no Estado do Rio de Janeiro.
Resumo histórico: A Portuguesa Carioca começou a surgir após uma excursão de negociantes do ramo de sacos de aniagem à cidade de Santos, para participarem de negócios e de uma partida de futebol entre colegas do mesmo ramo. Participaram dessa confraternização Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal. O jogo aconteceu no dia 13 de novembro de 1924, com o empate de 1 X 1. Essa reunião realizada no dia 02 de janeiro de 1925, entre patrões e empregados do ramo de sacaria, todos aficionados por futebol, na Casa Comercial de Luiz Gomes Teixeira, primeiro Presidente do clube, serviu de incentivo para a fundação da Portuguesa Carioca. Havia uma grande simpatia dos portugueses estabelecidos no Rio de Janeiro pela Portuguesa Santista. Foi fixada em 17 de dezembro de 1924, a data oficial da fundação do clube. O nome escolhido foi Associação Atlética Portuguesa, tendo como referência o clube de mesmo nome localizado na Cidade de Santos em São Paulo. A Associação Atlética Portuguesa foi criada em 1924 para praticar futebol. Porém, somente se filiou a uma liga em 1926, quando participou da LBD (Liga Brasileira de Desportos), que era uma sub liga da entidade principal AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos) que administrava algumas competições do futebol carioca. Na LBD, conquistou alguns títulos: Foi campeã da Série B em 1926 e da Série A em 1930. Em sua trajetória, conquistou cinco títulos estaduais da Série A-2 (Segunda Divisão), três Copas Rio da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FEFERJ), duas Copas Rubro-verde, competições disputadas entre equipes brasileiras de origem portuguesa. Em excursão à Europa em 1969, venceu o Real Madrid em Pleno Estádio Santiago Bernabéu pelo placar de 2 X 1, na Cidade de Madrid na Espanha. Em 2018, a Associação Atlética Portuguesa foi considerada umas das surpresas do Campeonato Carioca daquele ano; por pouco não se classificou para as semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio. Em 2021, a Lusa Carioca realizou sua melhor campanha no Estadual do Rio de Janeiro da Série A-1 (Primeira Divisão), ficando na 3ª Colocação.
Jogadores Famosos: Dois campeões mundiais de 1958, em final de carreira, jogaram pela Portuguesa do Rio:
Garrincha, aos 34 anos, participou de jogos amistosos em excursão pela América do Sul, Colômbia e Venezuela. Porém, não chegou a realizar jogos oficiais pela Portuguesa.
Em 1969, Vavá, ex-jogador do Vasco da Gama, foi contratado pela Portuguesa, onde encerrou sua carreira de jogador profissional.
Garrincha Vavá
Mascote do clube:
A zebra como Mascote do Clube surgiu em um episódio acontecido no Campeonato Carioca de 1964. Quando perguntado por um repórter sobre suas chances de vitória contra o Vasco da Gama, o Técnico Gentil Cardoso, que dirigia a Portuguesa Carioca, respondeu: “Vai dar zebra”, numa alusão ao Jogo do bicho, no qual a zebra não existe. A expressão é usada para definir um “Azarão”.
Localização: A Associação Atlética Portuguesa está sediada na Ilha do Governador, na Cidade do Rio de Janeiro.
Ilha do Governador – Rio de Janeiro
Estádio: A A.A. Portuguesa manda seus jogos no Estádio Luso Brasileiro, de propriedade do clube, localizado na Ilha do Governador. Possui capacidade para 6.443 espectadores.
Estádio Luso Brasileiro – Ilha do Governador - Rio de Janeiro
Estatística:
2025– A Associação Atlética Portuguesa tem previsão de disputar as seguintes competições:
Campeonato Carioca Série A-1.
Copa Rio.
Campeonato Brasileiro Série D.
Nenhum comentário