América de Cali Bandeira da Colômbia Resumo histórico do clube: A Soc...
América de Cali Bandeira da Colômbia
Resumo histórico do clube: A Sociedade Anônima Desportiva América S.A, conhecida popularmente como América de Cali, é um dos clubes mais importantes Colômbia. Foi criado em 21 de dezembro de 1918, como um clube popular do Vale do Cauca, ainda dentro do amadorismo. Em 03 de agosto de 1919, ficou marcado com a vitória do América Footbaal Club contra uma equipe latina pelo placar de 3 X 0 em jogo válido pela “Copa Centenário da Batalha Boyaca”. Em 1923, vários ex-jogadores do América fundaram o Club Racing nome pelo qual adotou as cores do seu homônimo argentino. Anos depois, mudaram o nome para Independiente e começaram a usar nos uniformes as cores vermelho e azul. Portanto, o Racing e o Independiente são considerados como clubes percussores do atual América de Cali. O nome América de Cali surgiu através de uma publicação do jornal El Gráfico com o comentário de um cronista: “Os negros do América parecem uns diabos vermelhos...”. O fato causou uma impressão especial e a partir desse momento foi oficializado o nome América de Cali, passando a utilizar totalmente a cor vermelha em seus símbolos e uniformes. Em 2007, o clube comemorou oficialmente 80 anos de criação, considerando como o seu registro oficial o dia 13 de fevereiro de 1927.
Profissionalismo
Década de 1940: O América de Cali em princípio era uma equipe amadora do Vale do Cauca que se transformou em um dos clubes mais prestigiados e organizados do futebol colombiano, equivalendo-se a outros clubes das cidades de Cali e Bogotá, como o Boca Juniors de Cali (já extinto) e Millonarios de Bogotá.
Boca Juniors de Cali Millonarios de Bogotá
Década de 1950: Foi um dos períodos mais difíceis para os clubes profissionais da Colômbia, com exceção do Millionarios de Bogotá que possuía na época uma situação financeira mais estável. As receitas dos demais clubes não estavam compatíveis com as suas despesas, devido aos altos salários dos principais jogadores vindos do exterior. A situação agravou-se em 1951, depois da homologação do “Pacto de Lima”, relacionado com a profissionalização do futebol em alguns países da América do Sul. Tratava-se de um documento que exigia que as equipes devolvessem os jogadores estrangeiros aos seus clubes de origem. A carência de jogadores brilhantes e o protagonismo do Millonarios em relação aos outros clubes profissionais acabou por afastar os torcedores dos estádios, o que fez diminuir ainda mais as arrecadações dos clubes através das bilheterias.
Década de 1970: Representou uma época de ouro para o América de Cali. Ele conquistou o Campeonato Colombiano, participou pela primeira vez da Copa Libertadores da América e venceu a Copa Simón Bolivar em nível internacional (Competição não reconhecida pela FIFA).
Década de 2010: O América de Cali amargou um rebaixamento para a 2ª Divisão do Campeonato Colombiano pela primeira vez em 84 anos de história, depois de passar 58 anos ininterruptos na Divisão de Elite. Em 2016, Los Diablos Rojos (Os diabos vermelhos), após permanecer por cinco temporadas na Segunda Divisão, retornou à Primeira Divisão após vencer os Deportes Quindio pelo placar de 2X1.
Retorno à Primeira Divisão - 2016
2 X 1
Ídolos do América de Cali
Técnico:
Gabriel Uchoa Uribe
Jogadores:
Falconi Wellington Ortiz Bataglia Roberto Cabñas Ricardo Garega
Evolução dos Escudo do América de Cali
1938 Atual
A decisão do América de Cali em fazer alterações no escudo não caiu bem no gosto da torcida e a diretoria do time colombiano agiu rapidamente para desfazer a mudança. Mandou retirar a letra “A” do escudo e retornar à formatação atual. A troca teve forte repercussão negativa nas redes sociais e durou menos de 24 horas.
Time do América de Cali – 1980
Localização: A Sociedade Anônima Desportiva América S.A, conhecida popularmente como América de Cali, está sediada na cidade de Cali na Colômbia.
Centro da cidade de Cali - Colômbia
Estádio: O América de Cali manda seus jogos no Estádio Olímpico Pascual Guerreiro, que é um estádio de futebol também utilizado para atletismo, shows e rúgbi de sete. Está localizado na cidade de Cali. É um imóvel pertencente à Universidade Del Valle e possui capacidade aproximada para 35.000 espectadores. Leva esse nome em homenagem ao poeta colombiano Pascual Guerreiro.
Estádio Olímpico Pascual Guerreiro – Cali - Colômbia
Nenhum comentário