Zito Taubaté Início da c...
Zito Taubaté
Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: José Ely de Miranda nasceu no dia 08 de agosto de 1932, na cidade de Roseira, interior do Estado de São Paulo.
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Zito iniciou suas atividades como jogador de futebol em 1948 no Esporte Clube Taubaté, clube do interior paulista. Aos 19 anos, foi contratado pelo Santos, onde permaneceu até 1967. Sua primeira partida atuando pelo Clube Santista foi no dia 29 de junho de 1952, em jogo amistoso contra o Madureira do Rio de Janeiro realizado na Vila Belmiro, com vitória pelo placar de 3 X 1. Pela sua liderança e determinação em campo e no vestiário, recebeu o apelido de “Gerente”. O Técnico Lula deu a Zito carta branca para comandar os atletas dentro de campo da maneira que achasse melhor. Tornaram-se célebres seus gritos incentivando os companheiros a marcarem mais gols, mesmo com as partidas já decididas. Em 1967, em excursão pelo continente europeu, o Santos, no primeiro tempo, estava perdendo o jogo por 4 X1 para o TSV-1860 Müchen. Zito, que estava adoentado e assistia o jogo da arquibancada, no intervalo da partida, inconformado com o desempenho da equipe, dirigiu-se ao Técnico Antoninho, falando com extrema autoridade e insistindo para entrar em campo, no que foi atendido. Com sua liderança, organizou e motivou a equipe só no grito.
X
Santos FC TSV1860 Müchen
Defendendo a equipe do Santos FC, Zito conquistou inúmeros títulos. Dentre eles destacam-se duas Copas Intercontinental (Campeonato Mundial de Clubes) de 1962 e 1963 e o Bicampeonato Mundial da FIFA, em 1958 na Suécia e em 1962 no Chile. No Clube da Vila Belmiro, jogou de 1952 a 1967, contabilizando 733 jogos, nos quais marcou 58 gols e conquistou 22 títulos oficiais. Na seleção Brasileira, atuou de 1955 a 1966, alcançado a titularidade em 1958 em uma partida contra a Seleção Soviética. O jogo em que se despediu dos gramados aconteceu no dia 07 de novembro de 1967, com uma goleada no time combinado (Fortaleza/Ferroviário) no estádio Presidente Vargas, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, pelo placar de 5X0. Após sua aposentadoria, trabalhou nas categorias de base do Santos, sendo responsável em revelar jogadores, entre eles Robinho, Diego Ribas e Neymar.
Time Campeão Mundial da Copa do Mundo de 1958 - Suécia
Em pé: Vicente Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gylmar. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo.
Homenagens ao grande ídolo Santista:
Recebeu da Prefeitura de Pindamonhangaba, cidade vizinha a Roseira, onde nasceu Zito, no Vale do Paraíba, a honra de ter o nome no Centro Esportivo Ely Miranda.
Centro Esportivo Ely Miranda – Zito
Em frente ao Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, localizado na cidade de Santos, foi construída uma estátua em sua homenagem.
O Santos Futebol Club oficializou o ”Z” na faixa utilizada pelo capitão do time em homenagem ao seu ídolo Zito.
Faixa de Capitão do Santos Futebol Clube
Falecimento: Em 2014, Zito teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e permaneceu 34 dias internado. Desde essa ocasião, precisou de cuidados diários. Em 14 de junho de 2015, aos 82 anos, veio a falecer, sendo velado na cidade de Santos e sepultado em Roseira, sua cidade natal.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário