E.C. Cruzeiro Mascote Leão Fundação: O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado em 14 de julho de 1913...
E.C. Cruzeiro Mascote Leão
Fundação: O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado em 14 de julho de 1913, na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.
Resumo Histórico do Clube: O Esporte Clube Cruzeiro, por ocasião de sua fundação, seria denominado 14 de julho, fazendo alusão a data se sua fundação. Porém, por sugestão de um de seus fundadores, acabou sendo batizado com o nome de Cruzeiro. O Clube Estrelado permaneceu em Porto Alegre até 2016, quando se transferiu para o Município de Cachoeirinha. Na sua trajetória, passou por períodos de altos e baixos, chegando a ser considerado como a terceira força do futebol do Rio Grande do Sul, ficando abaixo somente do Grêmio e do Internacional. A sua história ficou marcada por duas excursões realizadas nos anos de 1953 e 1960, atuando na Europa, Ásia e Oriente Médio, jogando contra grandes clubes.
1ª Excursão: (08/11/1953 a 06/01/1954)
Tornou-se o primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo a realizar viagens tão distantes, trazendo em na bagagem um saldo positivo de vitórias, como também um famoso empate com o Real de Madrid em pleno estádio Santiago Bernabéu. Na época, o Real era pentacampeão europeu e considerado o melhor time do mundo.
2ª Excursão: (26/03/1960 a 11/06/1960)
Em 1960, o Cruzeiro - RS voltou ao Continente Europeu para realizar uma nova excursão. Pelo êxito da primeira, a segunda excursão também não deixou nada a desejar. Ao voltar ao Brasil, trouxe em sua bagagem um troféu referente ao título de Campeão da Copa de Páscoa de Berlim, considerada uma das mais importantes competições da época. Somente o Cruzeiro – RS e o Real de Madrid conseguiram tirá-las dos Alemães.
Além das excursões realizadas na Europa, Ásia e Oriente Médio, o Clube Estrelado Gaúcho também viajou para países vizinhos e realizou jogos amistosos na Argentina, Uruguai, Colômbia e América Central entre os anos de 1960 a 1962. Em 2024, o Esporte Clube Cruzeiro disputou a Série A-2 do Campeonato Estadual Gaúcho correspondente a 2ª Divisão, terminando a competição na 15º posição dentre 16 clubes. Foi rebaixado a Série B a ser disputada em 2025, juntamente com o São Gabriel que ficou na 16ª posição.
Localização: O E.C. Cruzeiro, de 1913 a 2016, teve sua sede na cidade de Porto Alegre. Depois transferiu sua localização para Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, que está próxima aos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Gravataí e Alvorada. Cachoeirinha é uma cidade acolhedora e bastante conhecida por possuir um amplo Distrito Industrial, onde abriga a Estação Experimental do Arroz, pertencente ao Instituto Riograndense do Arroz (IRGA).
Portal de entrada da Cidade de Cachoeirinha – RS
Estádio: O E.C. Cruzeiro manda seus jogos na recém-inaugurada Arena Cruzeiro, com capacidade para 16.000 espectadores. A nova Praça de Esportes foi inaugurada no dia 13 de março de 2019, em um jogo amistoso entre Cruzeiro e São Gabriel. Em 27 de maio de 2021, o Conselho Deliberativo do Cruzeiro aprovou de forma unânime a mudança do nome oficial da Arena para Estádio Dirceu de Castro. Dirceu foi o Presidente do clube entre 2008 e 2013 e de 2020 até abril de 2021, quando faleceu vítima de COVID-19.
Arena Cruzeiro – Cachoerinha - Rio Grande do Sul
Jogo Inaugural da Arena Cruzeiro
O x 0
E.C Cruzeiro São Gabriel
Curiosidades relacionadas ao E.C. Cruzeiro:
Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa.
Foi o primeiro clube brasileiro a jogar em Israel.
Foi o segundo clube do mundo a ter sua camiseta usada em uma Copa do Mundo. O fato ocorreu no jogo entre México e Suíça em Porto Alegre. Ambas as seleções utilizavam em suas partidas o uniforme na cor vermelho. Coube ao México utilizar o azul e branco do clube gaúcho. O jogo terminou com a vitória da Seleção Suíça. O primeiro fato ocorreu em 1934, na Copa do Mundo realizada na Itália, quando o Napoli cedeu seu uniforme para a Áustria no jogo contra a Alemanha.
2 X 1
Suíça México
Foi o primeiro time brasileiro a vencer o Grêmio na sua arena em um jogo realizado no dia 28 de março de 2013.
1 X 2
Grêmio E.C Cruzeiro
Antes de fazer sucesso na música, o cantor e compositor Diogo Nogueira jogou nas categorias de base do Clube Estrelado Gaúcho. Sua curta carreira de atleta foi interrompida bruscamente após sofrer uma grave contusão nos treinamentos. A partir daí, ele investiu com muito sucesso na vida artística, seguindo os passos de seu pai, o consagrado cantor João Nogueira.
Diogo Nogueira
Estatística:
2025: O Esporte Cube Cruzeiro tem previsão de disputar a Série B (3ª Divisão) do Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário