A LUTA PELO HOSPITAL VETERINÁRIO A força que tem, sentar em uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal O Conselho de Desenvolvi...
A LUTA PELO HOSPITAL VETERINÁRIO
A força que tem, sentar em uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal
O Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, através do seu presidente, empresário e jornalista Eugênio Piedade, em meados do ano de 2020, demonstrou interesse com o crescimento do carinho das pessoas para com gatos e cachorros.
De um lado, observa-se o cuidado com alguns animais, em famílias com poder aquisitivo alto ou médio. De outro lado, vemos os desprotegidos animais de rua, que por sinal são em quantidade bem maior.
Diante dessa situação, Eugênio Piedade entrevistou pessoas que se dedicam bastante às causas dos animais desabrigados. Nessa pesquisa, constatou que, em todo o Distrito Federal, existe somente um hospital veterinário público para atender todos esses animais do DF, que são aproximadamente 1,7 milhão de cães e gatos.
Sensibilizado com essa situação, procurou alguns deputados distritais para que, através de emendas parlamentares, pudessem reduzir o sofrimento dos chamados pets.
Um desses deputados (Jorge Vianna), sensibilizado, destinou emenda de R$ 250.000,00 para atender uma associação de protetores de animais de rua (vejam vídeo abaixo).
Foi apresentado projeto conforme exigência da secretaria responsável pela execução do tema. Cumpriram-se todas as exigências necessárias.
No entanto, tanto o deputado quanto o jornalista Eugênio Piedade ficaram chocados com a não liberação do recurso para execução. Consequentemente, sentiu-se frustrado, junto com os defensores da causa, que já contavam com a verba para atender os animais.
Não desistindo da causa, Eugênio Piedade, buscou nova forma de ajudar os animais tão sofridos. Teve então a ideia de apresentar, aos parlamentares e ao GDF, o projeto da construção de uma Clínica Veterinária, que poderia atender a região Norte/Leste do DF.
É uma região que hoje conta com quase dois milhões de pessoas e aproximadamente entre 1,5 milhão e 1,7 milhão de cães e gatos nas ruas do Distrito Federal. O dado é da Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA). A unidade de atendimento seria construída na cidade do Paranoá, centro da região Norte/Leste.
Poderiam ser beneficiadas pessoas que não precisariam se deslocar até Taguatinga, para que seus animais fossem atendidos gratuitamente. Já não teriam de arcar com custos penosos em clínicas particulares.
Eugênio Piedade contato uma arquiteta e uma engenheira para elaborar o projeto e buscou local para instalar a unidade. Depois dessas providências, deslocou-se até a CLDF, para apresentar o projeto a parlamentares e a órgãos do GDF.
Quando apresentado ao Secretário de Governo José Humberto, e ao Presidente do DER Fauzi Nacfur os mesmos acharam maravilhoso e logo pensaram que no futuro o GDF poderia implanta-lo em cada região do DF, mais que deveriam contar com o apoio de parlamentares.
Dos parlamentares contactados, vários achavam o projeto maravilhoso más negavam-se a abraça-los, por acreditar que a população os criticariam por dar mais atenção ao atendimento de Pets, enquanto o atendimento para pessoas encontrava-se em pessimas condições, não só em Brasilia como no Brasil inteiro. Por fim, todas os parlamentares e orgãos contatadas acharam a proposta maravilhosa, mas nenhuma se comprometeu a executá-la, inclusive parlamentares que defendem a causa animal.
Felizmente, todos os integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Entorno do DF, e os protetores de Pets das Regiões Norte /Leste estão agora recebendo excelente notícia.
Sentem-se muito felizes e gratificados ao ver, no Diário Oficial do DF e nas redes sociais, que houve a assinatura de decreto pelo Governador Ibaneis Rocha, prevendo a construção de um hospital veterinário para a região Norte/Leste, especificadamente na cidade de Sobrasinho e já conta com orçamento para sua construção e manutenção. após a criação da Secretaria de Proteção Animal, também tão aguardada.
Certamente o setor está evoluindo e terá sempre o acompanhamento da comunidade, como deve ocorrer com todas as boas causas
BREVE TEREMOS MAIS INFORMAÇÕES DE MELHORIAS PARA OS PETS DA REGIÃO NORTE/LESTE
Conheçam o projeto:
Fonte: EG NEWS
Nenhum comentário