Além da iniciativa com o Carro-Biblioteca para o Dia das Crianças, projeto Caixa-Estante visita a Creche José de Souza Sobrinho na sexta-fei...
Além da iniciativa com o Carro-Biblioteca para o Dia das Crianças, projeto Caixa-Estante visita a Creche José de Souza Sobrinho na sexta-feira (11/10)
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Biblioteca Pública Estadual, promove, neste mês da criança, ações culturais que incentivam o acesso à leitura em Belo Horizonte e Região Metropolitana, por meio dos projetos Carro-Biblioteca e Caixa-Estante, de inclusão e estímulo ao conhecimento.
As iniciativas também fazem parte da agenda que celebra os 70 anos da Biblioteca, completados em junho de 2024.
A fim de alcançar cada vez mais um público que geralmente não consegue ter acesso à leitura, e contribuir para o desenvolvimento social, o projeto Carro-Biblioteca estará neste sábado (12/10), das 10h às 16h, no evento “Se essa rua fosse nossa”, na Praça da Liberdade.
Como forma de biblioteca demonstrativa, a criançada poderá interagir com o acervo exposto, acessando gêneros e temas literários diversos, reforçando o papel das bibliotecas como espaços dinâmicos de aprendizagem e entretenimento. Durante o período em que o Carro-Biblioteca permanecer no evento, serão desenvolvidas rodas de leitura.
Para a coordenadora do Núcleo de Ação Regionalizada da Biblioteca Pública Estadual, Gildete Veloso, o Carro-Biblioteca tem uma função essencial na promoção da leitura. “Com uma curadoria cuidadosa, o serviço envia acervos para instituições como hospitais, creches, asilos e centros de detenção, assegurando que os livros estejam acessíveis a pessoas em condições de vulnerabilidade ou com mobilidade limitada”.
Além disso, ela ressalta que a ação, realizada em parceria com o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, visa promover a integração de diferentes equipamentos culturais do Circuito Liberdade, “contribuindo para a consolidação da Biblioteca como um recurso acessível e presente, desmistificando o senso de que o acesso à leitura está restrito a espaços físicos convencionais”, diz.
Caixa-Estante no Hospital Sofia Feldman
Já a Caixa-Estante estará nesta sexta-feira (11/10), às 9h30, na Creche José de Souza Sobrinho, do Hospital Sofia Feldman, destinada aos trabalhadores, residentes e voluntários da instituição de saúde, com a “Hora do Conto e da Leitura: Brincar de morar em livro”.
Os artistas Alessandra Visentin e João de Ana participam da ação, levando literatura e música para as crianças atendidas pela entidade. “Entendemos que os serviços prestados por esses projetos podem transformar a realidade de muitas pessoas, proporcionando não apenas acesso à leitura, mas também criando oportunidades de desenvolvimento pessoal e social”, finaliza Gildete Veloso.
Para a coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual, Eliani Gladyr, iniciativas assim são importantes para reforçar o papel do equipamento, neste aniversário de 70 anos, com “ações de incentivo à leitura, utilizando-se do rico acervo da casa e dos projetos de extensão, que têm impacto positivo para todos”.
Projetos de extensão
Como projeto de extensão da Biblioteca Pública de Minas Gerais, o Carro-Biblioteca democratiza a informação e a leitura junto às comunidades socialmente vulneráveis em Belo Horizonte e Região Metropolitana que não possuem bibliotecas ou equipamentos culturais. Promove, também, ações culturais e educativas.
Em veículo adaptado, a biblioteca móvel permite levar, aproximadamente, 3,5 mil livros, que têm os títulos renovados periodicamente para que o leitor sempre encontre novidades e exemplares em bom estado de conservação. Em 2023, o projeto ganhou um novo veículo para melhor atender os leitores por onde passar.
A Caixa-Estante, por sua vez, encaminha acervos cuidadosamente selecionados a instituições diversas, como creches, centros socioeducativos, penitenciárias, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lar dos Meninos, entre outras, com o objetivo de garantir o acesso ao livro, à leitura e à literatura para pessoas que não podem se deslocar até uma biblioteca.
O projeto promove, ainda, atividades diversas, como “Hora do conto e da leitura” e “Encontro com o escritor”. Em 2023, foi iniciado um projeto para remição de pena por leitura em unidades prisionais, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Serviço
Se essa rua fosse nossa – Carro-Biblioteca na Praça da Liberdade
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalho no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
Nenhum comentário