Na fase de pitches, empresas classificadas terão que vender suas ideias por meio de uma apresentação on-line. Começa nesta quarta-feira (30/...
Na fase de pitches, empresas classificadas terão que vender suas ideias por meio de uma apresentação on-line.
Começa nesta quarta-feira (30/10) a fase de pitches do Copasa HUB, iniciativa de inovação aberta que busca soluções na área de saneamento.
Nessa etapa, as empresas classificadas na primeira fase de julgamento terão que vender suas ideias por meio de uma apresentação on-line com duração de 6 minutos. A ordem das apresentações foi definida por sorteio e a convocação foi publicada no Portal de Compras da Copasa.
Após a apresentação, a comissão de avaliação fará rodadas de perguntas para melhor entendimento dos pontos apresentados e da proposta previamente enviada.
“As startups devem estar prontas para responder perguntas e mostrar como podem evoluir junto conosco. Ser conciso e ter um pitch bem estruturado pode fazer a diferença”, afirma a gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico, Karoline Tenório.
“Esperamos ver soluções que realmente apresentem potencial para atendimento aos nossos desafios e que as startups se sintam à vontade para expor suas ideias e como suas soluções podem agregar valor ao nosso negócio, fomentando a criação de parcerias estratégicas”, acrescenta.
As reuniões são fechadas, mas a apresentação será gravada e disponibilizada com os demais documentos do processo licitatório para conferir transparência e isonomia.
As apresentações das empresas deverão contemplar pontos como desafio atendido, solução proposta, maturidade comercial da solução, modelo de negócio e fornecimento, roadmap previsto para implantação e experiência de mercado.
Serão avaliadas a viabilidade e a maturidade do modelo de negócio da solução, a escalabilidade e abrangência da solução para empresas do setor ou outras cadeias produtivas e a demonstração comparativa de custo e benefício em relação às opções funcionalmente equivalentes.
As propostas são voltadas para a solução dos desafios estabelecidos no edital: melhoria da experiência do cliente no pagamento das faturas; melhoria dos processos de fiscalização de obras; monitoramento e logística direta e reversa de hidrômetros; tratamento de esgoto em pequenas localidades; e processos de calibração dos medidores de vazão.
As propostas selecionadas na fase de pitches passam para a etapa de habilitação, seguida da fase de negociação e critérios de remuneração e a posterior assinatura do Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), conforme instruções contidas no Edital.
Recorde de propostas
Esta é a primeira vez que a companhia utiliza o chamado Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), modalidade especial de licitação viabilizada pela Lei Complementar 182 de 2021, que instituiu o novo marco legal das startups e do empreendedorismo inovador.
Em seu primeiro ciclo, o Copasa HUB foi o processo licitatório com maior número de propostas da empresa: 53 no total.
Por meio dessa iniciativa, a companhia amplia sua interação com o ecossistema empreendedor e promove soluções inovadoras, resultando em benefícios diretos para a população, como a melhoria na prestação dos serviços.
Da redação do Portal de Notícias
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