Parceria entre Governo de Minas e Unicef busca garantir acesso igualitário a oportunidades de emprego. A Secretaria de Estado de Educação de...
Parceria entre Governo de Minas e Unicef busca garantir acesso igualitário a oportunidades de emprego.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, na tarde de quinta-feira (24/9), uma live sobre políticas públicas e o mundo do trabalho, com foco nas necessidades e potencialidades da educação mineira. O evento abordou a transição dos jovens entre o ambiente escolar e o mercado de trabalho, destacando o programa “Um Trem para o Futuro”, uma colaboração entre o Governo de Minas e o Unicef, que oferece cursos e ações no âmbito da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1 MiO).
Durante a abertura da live, a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho, ressaltou os objetivos estratégicos da secretaria: “Na Secretaria de Educação, temos três metas fundamentais: acesso, permanência e aprendizagem com equidade. Queremos garantir que todos os nossos estudantes se formem com excelência e tenham acesso digno ao mercado de trabalho”, afirmou.
A live também contou com a participação de Gabriel Medina, psicólogo e consultor do Unicef na iniciativa 1 MiO, que destacou a importância da conscientização sobre oportunidades educacionais. “O papel da escola é informar os estudantes sobre os direitos que possuem. Eles são o foco da nossa iniciativa e, na escola, podem ter seu primeiro contato com essas garantias”, disse Medina.
Em sua apresentação, ele evidenciou diversos programas públicos que podem ser mobilizados nas escolas para que os jovens tenham uma vivência significativa e aprendam sobre os mesmos. Entre os programas mencionados estão: Trilhas de Futuro, do próprio Governo de Minas, Id Jovem, Sisu, Programa Jovem Aprendiz, entre outros. A live completa pode ser acessada neste link.
Um Trem para o Futuro
A parceria entre o Governo de Minas e o Unicef, por meio da iniciativa1 MiO, tem como objetivo promover a formação dos estudantes da rede estadual em cursos livres, auxiliando-os na elaboração de seus projetos de vida e preparando-os para uma transição tranquila entre a escola e o trabalho.
“Hoje, com a campanha ‘Um Trem para o Futuro’, em parceria com o Unicef, mais de 30 mil jovens já se formaram através dos cursos oferecidos na plataforma 1 Milhão de Oportunidades. O objetivo é garantir que a formação dos nossos jovens faça sentido para eles, conectando os ensinamentos da sala de aula à sua vida profissional e pessoal,” afirmou Andréa Botelho.
Em 2024, a campanha introduz dois desafios para reconhecer o envolvimento das comunidades escolares nas formações da iniciativa. Na modalidade “Estações das Habilidades”, aberta a todas as escolas de ensino médio, o foco é formar o maior número possível de estudantes em cursos livres. As escolas que certificarem o maior número de estudantes nos cursos do 1 MiO receberão reconhecimento.
As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) Profissional terão um desafio adicional, chamado “Expresso para o Futuro”. Cada escola deve publicar um vídeo de até 1 minuto e 30 segundos no Instagram, abordando as aspirações e demandas dos estudantes em relação aos seus projetos de vida e como a comunidade escolar pode apoiar essa transição. Todos os vídeos devem ser postados com a hashtag #ExpressoParaOFuturo e registrados por meio de um formulário disponível nas diretrizes do desafio. As comunidades escolares têm até o dia 1 de novembro para participar das duas modalidades de desafios.
1 Milhão de Oportunidades
O 1 MiO é uma iniciativa do Unicef em parceria com governos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e agências da ONU. O programa visa oferecer a jovens e adolescentes de 14 a 29 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágios e empregos.
Em Minas Gerais, a iniciativa conta com a colaboração também das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Desenvolvimento Social (Sedese).
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário