Estratégia é levar as vacinas além das Unidades de Saúde, aumentando a cobertura vacinal Uberlândia foi o primeiro município no Triângulo Mi...
Estratégia é levar as vacinas além das Unidades de Saúde, aumentando a cobertura vacinal
Uberlândia foi o primeiro município no Triângulo Mineiro a receber o vacimóvel pelo Governo de Minas. A solenidade de entrega ocorreu nesta terça-feira, 22/10, no Centro Administrativo Municipal. O vacimóvel é uma van adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante para atendimento às pessoas.
Com o repasse estadual na ordem de R$ 409 mil, o município de Uberlândia adquiriu o veículo equipado com refrigeração (câmara de vacina de 120 litros), pia para higienização, ar condicionado, isolamento térmico antichamas, cadeiras e mesas, armários, TV 24 polegadas, com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança fora das Unidades de Saúde, com conforto e facilidade de acesso para a população. Para aumentar a cobertura vacinal, controlar e até mesmo erradicar doenças em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) possui o programa Vacina Mais Minas, que tem como uma de suas estratégias o Vacimóvel.
Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, além do município sede, haverá vacimóvel nos municípios de Araguari, Patrocínio e Monte Carmelo, e mais sete veículos para os consórcios intermunicipais de saúde, contemplando toda a região. Em Minas Gerais serão mais de 250 veículos para esta estratégia e já foram entregues 55.
Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de Saúde de Uberlândia, destaca as perspectivas para o aumento da cobertura vacinal dentro do Programa Estadual. “As parcerias são fundamentais para mobilizar a população. No bairro, distrito e ou mesmo na área rural onde o vacimóvel estiver, as associações, escolas, igrejas e comércio serão envolvidos para divulgar a ação. É a oportunidade das pessoas se vacinarem na porta de casa ou do trabalho de forma segura e humanizada”, pontuou o superintendente.
Durante a entrega, o secretário de saúde de Uberlândia, Adenilson Lima e Silva, afirma que “o vacimóvel veio para melhorar e adequar a cobertura vacinal da cidade que não está satisfatória. Nós entendemos que as vacinas devem sair das unidades e chegar à população. O vacimóvel é uma iniciativa inovadora que chega a Uberlândia, com os recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e garante o acesso à saúde para todos os cidadãos uberlandenses”, conclui o secretário.
O servidor público municipal, Guilherme Pereira Araújo, foi a primeira pessoa a se vacinar. Ele atualizou o cartão com as vacinas contra a hepatite B e DT (difteria e tétano). Ele comenta que, mesmo com as salas de vacinação pela cidade, o vacimóvel facilita a aproximação da população. “Aproveitei que o vacimóvel estava aqui na Prefeitura e atualizei o meu cartão. A van é importante porque fica mais próximo das pessoas que têm dificuldade de se deslocar até a unidade. Se o veículo está em uma praça, centro ou bairro, torna-se mais fácil para a população se vacinar”, disse Araújo.
A população de Uberlândia pode baixar o aplicativo de celular “Saúde + Uberlândia” e consultar a sua situação vacinal.
Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas
Nenhum comentário