Usuários externos do Sei!MG agora irão acessar o sistema com o login unificado do Governo Federal. Mais prático, rápido e fácil. Assim será ...
Usuários externos do Sei!MG agora irão acessar o sistema com o login unificado do Governo Federal.
Mais prático, rápido e fácil. Assim será o acesso de usuários externos ao Sistema Eletrônico de Informações de Minas Gerais (Sei!MG). A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) disponibilizou, nessa quinta-feira (24/10), uma nova funcionalidade no sistema, que permite aos usuários externos utilizarem o login gov.br para acessar a plataforma. Minas Gerais é o primeiro estado e ente federativo a conectar o SEI ao login do Governo Federal.
Desta forma, os usuários externos não precisarão mais enviar documentação e aguardar liberação para acessar o sistema mineiro, utilizado para tramitação digital de processos e documentos.
“Essa funcionalidade facilitará a relação entre prefeituras, cidadãos e outras entidades que precisam protocolar ou encaminhar algum documento digital para os órgãos e entidades em geral. Além da facilidade desse acesso, nós também vamos favorecer todo o trabalho dos administradores do Sei!MG que tinham, no modelo anterior, um processo mais burocrático para liberar os acessos”, afirma o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.
Usuários externos
Além de ser usados em trâmites internos da administração pública, o Sei!MG também é muito acessado por cidadãos para diversos procedimentos governamentais. A maior parte do público do Sei!MG é composta por usuários externos. Atualmente, mais de 300 mil pessoas compõem esse grupo.
Os usuários externos são, por exemplo, representantes legais de instituições ou de empresas que têm contratos e participam de licitações; outros órgãos públicos que têm parceria com o Governo de Minas; pessoas que assinam contratos com o Estado, como da Lei Paulo Gustavo e do projeto Trilhas de Futuro; participantes de editais; prestadores de serviços; organizações que têm interesse em participar de iniciativas de Governo; prefeituras, entre vários outros.
Antes da nova funcionalidade, em alguns casos, a liberação de acesso ao Sei!MG podia demorar, em média, uma semana. Com a adoção do login do gov.br, após preencher um formulário e criar uma senha – que pode ser a mesma do sistema federal – o usuário externo terá acesso liberado e imediato.
Para os mais de 300 mil usuários que já possuem cadastro, o acesso é ainda mais simples. Ao selecionar a opção acessar com o gov.br, o sistema irá direcionar para uma página para confirmar os dados e a senha. Isso vale para casos em que o usuário queira associar sua conta atual do Sei!MG à plataforma federal, conferindo mais segurança ao processo.
A opção de usar o login gov.br está disponível para quem tem conta Prata ou Ouro na plataforma digital do Governo Federal. Para pessoas com conta Bronze, o acesso de usuário externo segue sendo feito como anteriormente. Os manuais com todas as orientações para acessar o Sei!MG estão neste link.
Pioneirismo mineiro
Segundo o coordenador-Geral de Soluções Negociais em Processo Eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Pedro Moreira, a escolha de Minas Gerais como o primeiro Estado a implantar a conexão se deve à boa parceria com a Seplag-MG
“O papel do Estado de Minas Gerais nesse projeto é de grande importância pela colaboração e disposição do governo mineiro. A equipe da Seplag-MG está sempre disposta a abraçar nossas iniciativas, implantar nossas soluções. É uma parceria de muitos frutos que vem se desenhando nesse cenário de grandes desafios, mas, sem dúvida, de grandes vitórias”, relata Pedro.
IV Fórum Estadual de Gestão de Documentos
A novidade foi lançada durante o 4º Fórum Estadual de Gestão de Documentos, organizado pelo Governo de Minas, por meio do Arquivo Público Mineiro, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com apoio da Seplag-MG. O Fórum aconteceu nessa quinta-feira (24/10), na Cidade Administrativa.
O tema da quarta edição foi “Diagnóstico Arquivístico, Governança e Soluções Integradas”. O Fórum tem como objetivo reunir as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs) dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro para debater questões concernentes às atuações desses grupos para a adequada gestão de documentos na Administração Pública e os desafios trazidos neste momento de rápida transformação digital.
A Seplag-MG aproveitou o evento para falar do Sei!MG Municípios. “Foi uma ótima oportunidade de apresentar essa novidade do sistema que também trará muita facilidade para as prefeituras de Minas Gerais”, abordou Rodrigo Diniz. O MGI também exibiu para os participantes o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que o Governo de Mineiro foi um dos primeiros a aderir.
O SEI foi criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido pelo Tribunal em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos-MGI.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário