Formação já qualificou 19 adolescentes, abrindo portas em um segmento com alta demanda de mão de obra. Com o uso crescente de smartphones na...
Formação já qualificou 19 adolescentes, abrindo portas em um segmento com alta demanda de mão de obra.
Com o uso crescente de smartphones na rotina da população e o constante avanço da tecnologia, a procura por profissionais especializados em consertos de celulares tem, consequentemente, elevada demanda. Atenta a essa realidade, a equipe do Centro Socioeducativo de Pirapora, no Norte de Minas, oferece um curso de manutenção de celulares, capacitando adolescentes para o ingresso em um mercado com grande necessidade de mão de obra qualificada.
O curso, iniciado em março de 2023, é fruto de uma parceria entre a unidade e a empresa DPAR & Serviços, que colabora voluntariamente com a formação. Até o momento, 19 jovens já foram contemplados com o treinamento, adquirindo habilidades essenciais para a manutenção de celulares, como troca de componentes, diagnóstico de falhas e reparos eletrônicos.
Segundo o empresário Deyvison Rodrigues, responsável por ministrar o curso, o objetivo vai além do aprendizado técnico. “A intenção é preparar os jovens para o mercado de trabalho, ensinando não só a parte de manutenção, mas também a gestão de uma loja, o entendimento das peças, o atendimento ao cliente e o uso de ordens de serviço. O curso é 100% prático, e usamos materiais reciclados, trazendo componentes mais modernos conforme eles avançam”, detalha.
As aulas ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, e são ministradas nas dependências da unidade, na biblioteca e sala multimídia. Durante o curso, os adolescentes aprendem desde procedimentos básicos, como a substituição de baterias e telas, até a identificação de defeitos eletrônicos mais complexos.
O curso tem duração de três meses e, ao final, os participantes recebem uma certificação. Dos dezenove alunos, quatorze já foram certificados e cinco estão no atual grupo que busca o diploma. Aqueles que se destacam podem inclusive continuar como monitores, aprofundando o conhecimento e auxiliando outros alunos.
Oportunidade de transformação
Para Enzo Gabriel*, um dos cinco participantes da atual turma, a capacitação representa uma oportunidade concreta de mudança. “Estou aprendendo algo que pode garantir meu futuro. Quero me aprofundar no curso e, quem sabe, abrir meu próprio negócio”, afirma. Paulo Penido*, outro aluno, também vê o curso como um ponto de virada. “Essa chance pode me abrir muitas portas quando eu sair daqui”.
A diretora-geral do Centro Socioeducativo de Pirapora, Layse Chamone, destaca a relevância da iniciativa. “Proporcionamos um aprendizado prático, capacitando os adolescentes para o mercado de trabalho. Eles saem daqui acreditando em seu potencial, com uma formação que pode transformar suas vidas, nas empresas ou de forma autônoma”, pondera a diretora.
Além do curso de manutenção de celulares, a unidade também oferece outras formações, inclusive em formato on-line, ampliando as chances de os adolescentes conquistarem um futuro melhor.
*Nomes fictícios para preservar as identidades dos adolescentes, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Da redação do Portal de Notícias
Carlindo Medeiros
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalho no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
#Minas Gerais #governo de Minas Gerais #Varginia #Secretaria de Educação MG
Nenhum comentário