Avaliação será aplicada entre 16/10 e 21/11; participação de todos os municípios mineiros é fundamental A partir da próxima quarta-feira (16...
Avaliação será aplicada entre 16/10 e 21/11; participação de todos os municípios mineiros é fundamental
A partir da próxima quarta-feira (16/10), todas as escolas públicas de Minas Gerais estarão aptas a aplicar a 3ª avaliação formativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O objetivo é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, em um esforço conjunto que envolve a União, estados e municípios.
Destinadas a estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, as avaliações abrangem Leitura, Escrita, Fluência em Leitura e Matemática. Os cadernos de testes estarão disponíveis a partir de 14/10 e as provas poderão ser aplicadas até 21/11.
A assessora de Articulação Municipal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e articuladora Estadual do Compromisso, Jânua Caeli Gervásio Galvão, destaca a importância da participação de todas as redes públicas de ensino, estadual e municipais, para o sucesso da avaliação.
“A participação de todas as escolas estaduais e municipais, que atendem os anos iniciais do ensino fundamental, é essencial para que possamos acompanhar o progresso dos estudantes e identificar as necessidades pedagógicas de forma precisa. Isso nos permite direcionar ações pedagógicas personalizadas, garantindo que cada criança tenha o apoio necessário para alcançar os padrões esperados de alfabetização”, explica.
A Plataforma Digital de Avaliações Periódicas, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é a principal ferramenta utilizada para realizar essa avaliação. Ela apoia professores e gestores no monitoramento do desenvolvimento dos alunos e na implementação de estratégias pedagógicas eficazes.
Todos os profissionais da educação cadastrados poderão acessar a plataforma digital para consultar os resultados e organizar as ações pedagógicas necessárias. A plataforma deve ser acessada neste link.
Avaliação e responsabilidades
As avaliações ocorrem em três ciclos anuais: março, junho e outubro, com foco nas áreas de leitura, língua portuguesa e matemática. Elas complementam o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), fornecendo um diagnóstico contínuo e personalizado sobre as aprendizagens dos alunos.
A impressão dos cadernos de testes é de responsabilidade dos municípios, enquanto as escolas municipais devem garantir a aplicação das provas. A Secretaria Municipal de Educação e o Articulador Municipal da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) vão orientar as escolas em todo o processo.
Resultados
Os resultados das avaliações serão usados para ajustar metodologias de ensino e orientar intervenções pedagógicas, assegurando que as metas de aprendizagem sejam atingidas em cada etapa escolar.
“Os dados gerados pela avaliação são fundamentais para que possamos traçar estratégias assertivas e garantir que nenhum estudante fique para trás. Com base nesses resultados, as redes públicas de ensino podem intervir de forma rápida e eficaz, ajustando metodologias e oferecendo o suporte necessário para que todos os estudantes alcancem as metas de aprendizagem”, ressalta Jânua.
Criança Alfabetizada
Minas Gerais já garantiu 100% de adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, envolvendo 853 municípios. Esse pacto federativo visa assegurar a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. A ação reforça a importância de estratégias que assegurem a recomposição das aprendizagens, garantindo uma base sólida para o sucesso escolar dos estudantes.
A meta é que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, com especial atenção às que ainda não atingiram os padrões adequados de alfabetização.
Da redação do Portal de Notícias
#Minas Gerais #governo de Minas Gerais #Varginia #Secretaria de Educação MG#estudantes #minas gerais#Secretaria de Estado de Educação#monocular #EmDefesadaPessoacomDeficiencia
Carlindo Medeiros
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalho no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
Nenhum comentário